Programa Estrada Asfaltada terá R$ 136 mi para obras em 16 rodovias do Vale do Paraíba

No total, será investido R$ 1,8 bilhão na manutenção e reabilitação da sinalização horizontal de estradas em todo o estado

sex, 18/06/2021 - 17h11 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria autorizou, nesta sexta-feira (18), a liberação de R$ 136 milhões do Programa Estrada Asfaltada para recuperação de rodovias do Vale do Paraíba. No total, 16 estradas da região vão receber os serviços de conserva especial. O anúncio beneficia 12 cidades cortadas pelas vias e foi feito durante visita de Doria ao município de Taubaté.

O Governo de SP prevê investimento total de R$ 1,8 bilhão no programa que terá obras realizadas pelo DER em todo estado.

“Estamos investindo R$ 2,3 bilhões em 3 mil quilômetros de estradas vicinais, é um recorde no estado de São Paulo”, declarou o Governador. “E ao lado delas, mais um investimento de mais de R$ 1,5 bilhão nas estradas que estão sendo recapeadas e sinalizadas inclusive aqui no Vale do Paraíba. São muitas obras e iniciativas para o Vale”, acrescentou Doria.

Ao todo, serão recuperados 113 quilômetros de estradas, que passarão a ter mais segurança e melhores condições de trafegabilidade. As obras de recapeamento e reabilitação da sinalização horizontal serão realizadas em rodovias dos municípios de Areias, Cunha, Jacareí, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, São José dos Campos e Tremembé.

Só na DR 6 (Diretoria Regional do DER), no Vale do Paraíba, são 18 obras de conservação que atingem mais de 233,5 kms em melhorias e R$ 130 milhões de investimento:

– SP 123, no município de Taubaté, com 7,0 km. Valor estimado: R$ 10.473.338,14

– SP 050, no município de São José dos Campos, com 15,3 km. Valor estimado: R$ 13.723.522,61

– SP 050, no município de Monteiro Lobato, com 12,7 km. Valor estimado: R$ 8.151.083,74

– SP 062, no município de Taubaté, com 3,8 km. Valor estimado: R$ 4.150.057,48

– SP 062, no município de Pindamonhangaba, com 8,4 km. Valor estimado: R$ 11.101.201,93

– SP 062, no município de Pindamonhangaba, com 8,6 km. Valor estimado: R$ 24.141.757,72

– SP 068, no município de Areias, com 7,6 km. Valor estimado: R$ 6.308.476,33

– SP 068, no município de São José do Barreiro, com 13,6 km. Valor estimado: R$ 9.623.223,72

– SP 077, no município de Jacareí, com 5,0 km. Valor estimado: R$ 3.931.945,64

– SPA 014/125, no município de Taubaté, com 0,7 km. Valor estimado: R$ 595.243,23

– SPA 017/123, no município de Tremembé, com 4,9 km. Valor estimado: R$ 3.809.480,27

– SPA 042/125, no município de São Luiz do Paraitinga, com 1,3 km. Valor estimado: R$ 1.066.858,57

– SPA 043/125, no município de São Luiz do Paraitinga, com 1,6 km. Valor estimado: R$ 711.302,04

– SPA 046/171, no município de Cunha, com 2,6 km. Valor estimado: R$ 1.392.308,48

– SPA 227/058, no município de Lavrinhas, com 2,6 km. Valor estimado: R$ 1.196.635,38

– SPA 166/042, no município de São Bento do Sapucaí, com 6,4 km. Valor estimado: R$ 3.013.989,36

– SP 055, no município de São Sebastião, com 7,4 km. Valor estimado: R$ 17.454.845,26

– SPA 046/125, no município de São Luiz do Paraitinga, com 11,4 km. Valor estimado: R$ 9.368.487,91

Programa Estrada Asfaltada

As obras do Estrada Asfaltada serão licitadas em um ou mais editais referentes a 150 trechos rodoviários. Os serviços têm o objetivo de manter as rodovias em bom estado para os usuários, que incluem, por exemplo, intervenções na camada de rolamento (asfalto), na estrutura do pavimento e no sistema de drenagem, além da reabilitação da sinalização horizontal.

“O nosso foco é salvar vidas, sempre. E este programa é muito importante principalmente nos dias atuais, de pandemia, pois a boa qualidade das rodovias impacta diretamente na redução de acidentes, que, por sua vez, impacta na disponibilidade de leitos hospitalares”, afirmou o Secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Entre os serviços que deverão ser executados, destacam-se: a adaptação da rodovia às novas condições de tráfego e alterações ocorridas no seu entorno; implementação de pequenas obras necessárias para o seu bom funcionamento e a redução do tempo de percurso, com a consequente diminuição no custo de transporte.