Acessa SP vira escritório gratuito para quem é autônomo. Veja como utilizar o serviço

Postos de inclusão digital do governo paulista auxiliam profissionais liberais que não dispõem de computador em casa a desenvolver suas atividades

qua, 06/05/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Acessa SP, programa de inclusão digital do governo paulista, ajuda quem não tem computador em casa a desenvolver suas atividades profissionais: muitos trabalhadores autônomos estãousando os postos como “escritórios virtuais” para trabalhar.

O tempo é limitado, mas isso não é empecilho. Como o atendimento nas unidades é gratuito, cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Quando o tempo acaba, é preciso pegar uma senha e voltar ao final da fila. Assim, em períodos de 30 minutos, é possível entrar em contato com clientes, passar orçamentos e responder a e-mails profissionais, por exemplo.  

Norberto Edgard da Silva, de 67 anos, consultor econômico, é um dos que fizeram do Acessa SP localizado no Parque da Juventude, zona norte da capital, um posto de apoio ao trabalho que exerce: ele faz pesquisas sobre títulos de valores, que são negociados na Bolsa de Mercadorias.

Norberto é formado em Economia e trabalhou 20 anos como operador na Bolsa de Valores. “Levei uns tombos na Bolsa e saí de São Paulo. Quando voltei, há dois anos e meio, descobri que poderia fazer esse trabalho sem ter que gastar com a internet”, comemora ele.

Laurindo Rodrigues Mecenas, de 55 anos, também usuário da mesma unidade, trabalha com instalação de antenas, montagem de sistemas de radiodifusão e instalações elétricas. Ele faz a maioria dos contatos com os clientes pela internet, sempre usando os terminais do posto. “Eu também faço pesquisas e, às vezes, faço cursos online, estou sempre aprendendo. Mas na maior parte do tempo, faço contato com clientes ou com pessoas que podem indicar novos trabalhos”.

André Lopes, de 42 anos, trabalha com tecnologia de segurança e sistema de alarmes em empresas. Ele conta que, no momento, prefere economizar e não ter computador em casa, pois com o telefone celular e o posto do Acessa SP, pode fazer todos os contatos profissionais de que precisa. 

Programa Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. 

O programa está presente em 435 municípios, dispõe de 492 postos, com 3.757 computadores e 922 monitores. São mais de 1,6 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e já atingiu a marca de 37,3  milhões de atendimentos desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

No caso do Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, foi criada uma “Sala de Estudos” destinada exclusivamente para pessoas que queiram fazer trabalhos – escolares ou profissionais. Ali, o cidadão pode permanecer por 1 hora a cada retirada de senha. É um espaço menor, mais reservado, para permitir que o usuário se concentre nas suas tarefas e melhore sua produtividade. Ali, não é permitido o acesso a sites de redes de relacionamentos.

Esta “Sala de Estudos” surgiu em função de uma necessidade específica local já que no Parque da Juventude funciona uma ETEC/FATEC – escolas de ensino profissionalizante. E este posto também é muito freqüentado pelos alunos.

 Da Secretaria de Gestão Pública