Palácio dos Bandeirantes expõe peças arqueológicas fúnebres

Mostra com objetos de museu da USP permanece em exibição até 2 de agosto

ter, 19/05/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Atualizada em 25 de maio às 14h35

A exposição “Vida após a Vida – Testemunhos da Passagem” apresenta como culturas diferentes celebram seus mortos. A mostra, que fica aberta à visitação no Palácio dos Bandeirantes até agosto, conta com 37 objetos de rituais diversos pertencentes ao acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

As obras estão organizadas em quatro categorias: funeral entre os índios Bororo; o Quarup (ritual para homenagear os mortos) entre sociedades do Parque Indígena do Xingu; sepultamentos na tradição arqueológica brasileira Marajoara e Egito na época faraônica.

“A mostra visa destacar a capacidade dessas culturas de transformar cerimônias fúnebres em situações especiais de unificação grupal, de continuidade entre passado, presente e futuro e de incorporação dos antepassados no projeto de construção da memória e identidade”, afirma a professora Dra. Marília Xavier Cury, coordenadora da mostra.

Mostra fotográfica

O Palácio dos Bandeirantes também está exibindo a exposição de fotografias “Valdir Cruz – fotografias: Sinfonia de um viajante”, sobre a cultura indígena da tribo Yanomami e quedas d’água do Paraná. A mostra permanece à disposição do público até 26 de julho.

No total, são 35 imagens: 17 fotografias que registram índios da tribo Yanomami e 18 das quedas d’água do Paraná.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193-8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo
Entrada e Estacionamento: gratuitos

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo