Doação de órgãos cresce 42% em SP

Balanço da Secretaria da Saúde aponta realização de 615 transplantes de órgãos, contra 455 no mesmo período de 2008

seg, 18/05/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

(atualizada no dia 25 de maio – 13h30)

O número de doadores de órgãos no Estado de São Paulo iniciou o ano de 2009 em pleno crescimento. Segundo balanço da Secretaria da Saúde, de janeiro a abril houve 216 doadores viáveis (que tiveram pelo menos um órgão aproveitado para transplante), 42,1% a mais do que o número registrado nos quatro primeiros meses do ano passado.

Com o aumento nas doações foi possível a realização de 615 transplantes de órgãos, contra 455 registrados de janeiro a abril de 2008. O maior crescimento foi em relação aos transplantes de fígado: houve 184 cirurgias neste ano, 40,4% a mais do que no mesmo período de 2008.

Também de janeiro a abril deste ano, aconteceram em São Paulo 2002 transplantes de córneas, 7% a mais do que no ano passado. Na capital, 95% dos transplantados em abril aguardaram menos de um mês para realizar a cirurgia.

“Nos últimos três anos São Paulo registra altas expressivas no número de doadores de órgãos, fruto da solidariedade dos paulistas e do aprimoramento do trabalho de captação de potenciais doadores nos hospitais. O fato desta tendência de aumento se manter é importante, porque milhares de pessoas que estão na fila dependem do transplante para salvar suas vidas”, diz Luiz Augusto Pereira, coordenador da Central de Transplantes da Secretaria.

Como doar 

Além da doação após morte encefálica, existe também a possibilidade de doação em vida de alguns órgãos – são eles rim, medula óssea e parte do fígado ou do pulmão.

No caso de morte encefálica, a família deve autorizar a doação que pode abranger coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas e intestino, córneas, partes da pele não visíveis, ossos, tendões e veias.

Em vida, pode ser doador toda pessoa que tiver parentesco consangüíneo de até quarto grau com o indivíduo que receberá o órgão transplantado ou que apresentar autorização judicial. Essa autorização é dispensada no caso de transplante de medula óssea. A doação por menores de idade é permitida somente com autorização de ambos os pais ou responsáveis.

O doador deve ter até 60 anos, exceto para o caso de transplante de fígado, com idade podendo chegar até 80 anos. A pessoa interessada deverá passar por um check-up, que inclui exames de HIV, de hepatites B e C, entre outros.

Para mais informações, o contato com a Central de Transplantes de São Paulo pode ser realizado através do e-mail ctrans@saude.sp.gov.br

Da Secretaria da Saúde