Saiba como ingressar nas universidades públicas paulistas

Além do vestibular tradicional, candidatos podem entrar na faculdade por transferência

sáb, 30/05/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Engana-se quem pensa que o único meio para entrar em uma universidade estadual de São Paulo é o tradicional vestibular. Todo ano é comum alguns estudantes desistirem do curso por motivos variados, que vão desde o desejo de mudar de carreira até a distância de casa ou a falta de recursos para estudar.

Com isso, as vagas ociosas precisam ser preenchidas no meio do ano letivo. É aí que entra em cena a transferência externa. Para este ano, a Universidade de São Paulo (USP) abre 729 vagas – 137 para cursos nas áreas de humanidades, 122 de carreiras das ciências biológicas e 470 em carreiras das ciências exatas. As inscrições serão feitas em junho e a taxa custará R$ 95. Mais informações no site da Fuvest.

Já para aqueles que planejam entrar na faculdade pelo processo seletivo tradicional, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) está com inscrições abertas até o dia 8 de junho para o vestibular de meio de ano. Ao todo, estão em jogo 630 vagas distribuídas por sete cidades do interior do Estado. A taxa para participar do concurso é de R$ 105. As provas serão realizadas entre os dias 5 e 7 de julho. Veja mais informações no site da Unesp.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é mais uma alternativa de educação superior gratuita. A instituição ainda não definiu a quantidade de vagas nem o cronograma de aplicação do vestibular, mas as inscrições costumam ser efetuadas entre os meses de agosto e setembro, e as provas da primeira fase devem ser aplicadas em novembro. Acompanhe o calendário do vestibular no site da Unicamp.