Unicamp cria coletor solar de baixo custo

Diário de Rio Claro

ter, 02/06/2009 - 9h15 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas desenvolveu um Coletor Solar de Baixo Custo (chamado de Sole Mio!) que pode ser construído por qualquer pessoa.

O projeto é destinado à população de baixa renda e foi desenvolvido pela equipe do professor Julio Roberto Bartoli, do Departamento de Engenharia de Polímeros da Faculdade de Engenharia Química (FEQ).

Este equipamento é eixo da tese de doutorado de Renato César Pereira, que mostrou como se faz e instala o coletor, encaixando placas de forro de PVC a tubos do mesmo material. O encaixe é colado com adesivo para tubos de PVC encontrado em qualquer loja de material para construção. O coletor deve ser pintado de preto para absorver mais calor e colocado no telhado com a face virada para o norte (o sol nasce no leste e segue para oeste, desta forma, absorve-se mais calor).

Depois de desenvolver o coletor em laboratório, vários locais já receberam este coletor, como por exemplo, a casa de repouso para pacientes com câncer no bairro Barão Geraldo em Campinas. E para quem tiver curiosidade em conhecer o coletor, existe um pequeno protótipo exposto no campus do Centro Superior de Educação Tecnológica (CESET) da UNICAMP, em Limeira.

Segundo Pereira, a eficiência térmica do aquecedor de PVC é de 67,10%, enquanto a do aquecedor de cobre tem a eficiência de 70%.

O projeto recebeu em 2005 um prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Por menos de R$ 300,00 consegue-se comprar todo o material para a construção do coletor. A apostila com todos os detalhes para o dimensionamento em forma de história em quadrinhos pode ser obtida pelo site www.csbc.iv.fapesp.br.