Governador realiza inspeção na Linha 4-Amarela do Metrô

Ação faz parte de uma série de testes de segurança exigidos pelo Metrô para que a linha passea a operar

seg, 29/03/2010 - 13h23 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, inspecionaram nesta segunda, 29, as obras das estações Faria Lima e Paulista e os trens da Linha 4-Amarela do Metrô.

A inspeção faz parte de uma série de testes de segurança exigidos pelo Metrô para que a concessionária da linha, a Via Quatro, inicie a operação no trecho. O protocolo de testes se divide em diferentes fases. A primeira é a operação assistida do material rodante, que será inspecionada. A seguinte será a operação assistida de sistemas, como porta de plataforma, sinalização, bloqueios eletrônicos, que acontecerá assim que o teste de material rodante for finalizado.

A conclusão bem sucedida dessas etapas permitirá o teste integrado assistido do trecho entre as estações Paulista e Faria Lima. Apenas quando os padrões de segurança e eficiência exigidos pelo Metrô de São Paulo forem alcançados, a linha entrará em operação.

Estação Paulista

Na futura Estação Paulista, que fica na rua da Consolação, há dois acessos amplos, que facilitarão o fluxo de  passageiros deste que será um importante ponto de conexão com a Linha 2-Verde, por meio da Estação Consolação.

Internamente, haverá três conjuntos de esteiras rolantes, com duas esteiras cada um, facilitando a transferência de usuários entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela. Cada conjunto de esteiras mede 100 metros, com capacidade para transportar cerca de 15 mil pessoas por hora. Trata-se da primeira esteira do gênero implantada no Brasil. No interior da Estação Paulista, escadas rolantes e corredores largos foram criados para garantir o fácil acesso às plataformas de embarque.

Com 40 metros de profundidade e cerca de cinco mil metros quadrados, a Estação Paulista será uma das mais modernas do sistema. Assim como na Estação Sacomã da Linha 2-Verde do Metrô, a Estação Paulista contará com portas de plataforma (estruturas de vidro que traz mais segurança aos usuários), portas de vidro na linha de bloqueio (tecnologia que garante mais agilidade ao embarque), além de todos os itens para torná-la totalmente acessível (escadas rolantes, elevadores, pisos táteis).

Estação Faria Lima

A Estação Faria Lima fica localizada na avenida Brigadeiro Faria Lima, na esquina com a rua Teodoro Sampaio, e terá dois acessos. A estação terá importante integração com o terminal de ônibus da SPTrans no Largo da Batata.

Com 20 metros de profundidade, a Estação Faria Lima está totalmente equipada para atender aos deficientes físicos, com piso tátil, elevadores, portas de plataforma e escadas rolantes inteligentes (nos horários de pico, a velocidade destas escadas pode ser maior, liberando mais rapidamente plataformas e acessos externos).

Novos trens

Os novos trens da Linha 4-Amarela têm uma novidade no Brasil: a operação das composições acontece na modalidade driverless (sem operador na cabine de comando).

As composições possuem seis vagões com oito portas (quatro de cada lado), espaço para cadeira de rodas, ar-condicionado e passagens livres entre os vagões. “Cada trem custa R$ 100 milhões. Nós podemos ter uma idéia da qualidade do serviço. Trens silenciosos, suaves no seu deslocamento, ar-condicionado, com 4 câmeras de segurança por vagão e totalmente automatizado, inclusive com portas automáticas nas plataformas para segurança do usuário”, disse o governador em vistoria.

Sobre a linha

A Linha 4-Amarela do Metrô ligará os bairros de Luz, na área central, e Vila Sônia, na Zona Oeste, passando pela região da Consolação, Avenida Paulista e Pinheiros. Com extensão de 12,8 quilômetros, terá 11 estações. A primeira fase compreende as estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, República e Luz. Na segunda fase, entrarão em operação as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire, e Mackenzie-Higienópolis. Totalmente subterrânea, a Linha 4 tem importância vital para a solução de parte dos problemas do trânsito e de deslocamento da população na cidade de São Paulo. A nova linha terá capacidade para transportar cerca de 700 mil usuários por dia, na primeira fase, e 970 mil passageiros por dia, na segunda etapa.

A partir da Linha 4, o Metrô passará a operar em sistema de rede, desconcentrando o fluxo de passageiros na Sé. As futuras estações República e Luz serão interligadas a duas outras linhas do Metrô, a Vermelha e Azul. Também haverá integração com a Linha Verde, entre a Estação Consolação e a Estação Paulista da Linha 4 e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Pinheiros.

Plano de Expansão

Até o final de 2010, a rede com qualidade de metrô será quadruplicada, passando de 60 km para 240 km. Desse total, 162 km são linhas da CPTM. O Plano de Expansão também reaqueceu a indústria ferroviária, com a compra de 107 trens.  Trata-se do maior investimento já feito no setor.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos