São Paulo tem variedade de atrações culturais e belos cartões postais

A capital financeira do país vai além dos negócios e é ótima opção para turismo

sex, 21/01/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

Conhecida como a terra da garoa, a cidade de São Paulo completa 457 anos na próxima terça-feira, 25. Capital financeira do país, a maior cidade da América Latina oferece uma grande variedade de atrações culturais e belos cartões postais.

Segundo dados do IBGE, São Paulo tem uma população de 10.886.518 habitantes.   Anualmente, 11 milhões de pessoas visitam a cidade. São turistas vindos da Europa, EUA, Canadá, América Latina, Ásia e diversos municípios brasileiros. Das visitas, 50% são a negócios, 39% a lazer e 11% diversas – para cuidados com a saúde, participação em cursos ou visita a parentes.

São Paulo, ou Sampa, como também é chamada, tem 160 teatros, 110 museus, 40 centros culturais, 64 parques e áreas verdes, 294 salas para shows e concertos, sete estádios de futebol, um autódromo internacional, além de uma infinidade de bares e casas noturnas. A capital do Estado também é capital gastronômica, com 12,5 mil restaurantes. São 52 tipos de cozinha refletindo toda a diversidade cultural que ajudou a formar a cidade.

Para conhecer mais, acesse o site oficial de turismo da cidade de São Paulo

Um pouco de história

A cidade de São Paulo foi fundada pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega em 1554. São Paulo era, então, o povoado de Piratininga. Após 157 anos, foi elevada a condição de cidade por decisão do rei de Portugal. Em 1815, se transformou na capital da Província de São Paulo.

Durante o século XVI, São Paulo foi ponto de partida das bandeiras, expedições que exploravam o interior do Brasil em busca de metais preciosos e índios, para trabalhar como escravos. No século XIX, a cidade ganhou sua primeira faculdade, com o curso de Direito, no Largo São Francisco. A partir daí, passou a ser um importante centro intelectual e político.

São Paulo se tornou centro econômico no final do século XIX, com a expansão da cafeicultura. Nesse período, mais da metade da população da cidade era composta por imigrantes, que vinham de vários países para trabalhar na lavoura de café.

Na década de 1940, a indústria passou a comandar a economia da cidade.  A necessidade de mão de obra fez com que muitos brasileiros, principalmente do Nordeste, migrassem para São Paulo. Nos anos 70, as indústrias passaram a se instalar em municípios da região do ABC. Nesse período, o setor de serviços passou a ter maior destaque na economia paulistana. Hoje, São Paulo é o centro financeiro da América Latina e continua a receber pessoas vindas de todas as partes do Brasil e do mundo, sempre com tolerância e respeito às diversidades culturais.

Do Portal do Governo de São Paulo