Alckmin discursa na formatura dos alunos da Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade; deputado Davi Zaia, secretário de Emprego; Marieta Bystedt, consulesa da Suécia em São […]

sex, 16/12/2011 - 16h09 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade; deputado Davi Zaia, secretário de Emprego; Marieta Bystedt, consulesa da Suécia em São Paulo; Lícia Egger, diretora do Departamento de programas e projetos do Fundo; oradoras aqui das várias turmas; a Lindinalva da Silva; a Ana; a Maria Angélica Gabriel; a Zaíra Senna; parceiros e colaboradores, representantes de empresas, professores, professoras da equipe do Fundo; formandas e formandos; minha querida Isabela e Maria Antônia.

Dizer da alegria de estar aqui nessa formatura. Foram dois meses, e olha que não é fácil, não é? Perseverar, estar ali quase que permanentemente durante dois meses se ausentando de casa, das tarefas, para poder fazer o curso. Então, parabéns. Parabéns pelo diploma. E duas áreas hoje de maior crescimento, que é a área da indústria têxtil, da confecção e da moda, hoje ainda tiveram aqui pela manhã os italianos, pessoal da União Europeia, e tudo que eles queriam investir em moda, é o que mais gera, hoje, emprego. Agrega valor. Você pega aquele algodãozinho lá e faz aquilo uma arte verdadeira. E há uma grande falta de costureiras, pilotistas, modistas, enfim, todos os recursos humanos parece importante indústria e atividade.

E a outra imagem pessoal – que mais cresceu ano passado foi a indústria da beleza, os cosméticos, a economia cresceu 4, 5% e esse setor cresceu 20%. E uma possibilidade de arrumar um emprego ou de montar um serviço próprio. E aí do Davi Zaia colocou bem, quem quiser comprar máquina, costurar em casa, quem quiser montar um salão de beleza, ser manicure, enfim, toda atividade de imagem, nós podemos financiar através do Banco do Povo, que é o microcrédito até R$ 15 mil de financiamento juros de 0,5%, é o dinheiro mais barato que nós temos no Brasil. O microcrédito para a pessoa poder montar, ser uma empreendedora, poder montar o seu negócio.

Nós queremos dar os parabéns, isso prova, mais uma vez, que as mulheres têm garra, não é? As mulheres tem uma enorme capacidade de avançar, de superar dificuldades. Eu sempre conto, Davi Zaia, nós que estamos em minoria aqui hoje, não é? Eu sempre conto o seguinte: eu fazia anestesia como médico, em Pindamonhangaba e uma vez me chamaram no sábado de madrugada para fazer uma anestesia, para uma cesariana. Eu fui à Santa Casa, fiz uma rápida anestesia, aquela que a paciente fica acordada durante a cirurgia, porque só cicatriz umbilical para baixo e ao finalzinho da cirurgia, eu era prefeito da cidade, com máscara, gorro, quietinho ali acompanhando o pulso, perfusão, pressão… a paciente virou e falou: “doutor, aqui no bairro Jardim Resende, quando é que o senhor vai colocar rede de esgoto?” Se fosse homem estava choramingando lá, não é? As mulheres aproveitaram para dar uma cobrada lá.

Mas, dou os parabéns aqui para vocês, desejando um santo Natal, um ano novo de muita alegria, muita saúde, muita paz. Cumprimentando os professores da equipe toda do curso e dando um beijo na Lu, e dizer o seguinte: domingo agora, tem um grande jogo. É a disputa do campeonato mundial de futebol. Então vai disputar o Santos, que é peixe, e o Barcelona da Europa, da Espanha. Então eu estava assistindo o jogo, eu e a Lu, agora na quarta-feira, e eu vi o jogo do Santos e olhava para a Lu, ela estava comigo; aí chegou um repórter do Globo Esporte, aí eu falei para ele “Olha, é um olho no peixe e outro na gata, não é?”

Um grande abraço.