Alckmin fala sobre entrega da CDHU em Junqueirópolis

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde todas e a todos, estimado prefeito de Junqueirópolis, prefeito Osmar Pinatto; dona Munira, presidente do Fundo Social de Solidariedade; vice-prefeita Marlene; vereador Marcos Roberto, presidente […]

dom, 18/12/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde todas e a todos, estimado prefeito de Junqueirópolis, prefeito Osmar Pinatto; dona Munira, presidente do Fundo Social de Solidariedade; vice-prefeita Marlene; vereador Marcos Roberto, presidente da Câmara; secretário da Habitação, deputado Silvio Torres; deputados estaduais Mauro Bragato e o Reinaldo Alguz; secretário Castelo Branco; prefeito de Santa Mercedes, o Rodrigo; Bilac, o Beto; Arco-íris, Zé Luiz; Rinóplolis o Valentim; Pacaembu, o Mara Avamor; Irapuru, Antônio Donizete; Osvaldo Cruz, o Valtinho que preside aqui a AMNAP, associação aqui dos municípios; Salmourão, Zé Luiz; Hélio Furini, estimado ex-prefeito aqui de Junqueirópolis; doutor João Paulino da Silva, delegado seccional de Dracena; Mauro Villanova, gerente aqui da CDHU da região; Vera Lúcia, dirigente regional de ensino; padres Ângelo e Marcos; diácono Luiz Henrique; pastores; nosso regente Alan Barizoni, aqui da banda municipal, parabéns aqui a banda.

Olha, muito obrigado, pelo carinho, pelo afeto.  Nós ainda estamos profundamente abalados, São Paulo, decretamos luto oficial por três dias pela derrota do Santos. Estão gozadores, eu acho é corintiano, falou: “Quatro dias de luto”, mas é uma grande alegria, viu. Só vocês para nos consolar aqui viram. É uma alegria estarmos juntos aqui em Junqueirópolis, em uma data muito especial, entregando aqui um conjunto. Uma cidade progressista, capital da acerola, da fruta, do desenvolvimento, hoje, do emprego e da moradia.

Nós fizemos aqui uma parceria com o nosso prefeito, o Osmar, é uma grande obra, 15,5 quilômetros de PPP, para a vicinal bairro Salgado Filho, fazendo Alvorada, recuperando essa vicinal com a prefeitura, a iniciativa privada e o DER, uma obra importante para o município aqui da região. Temos aqui classe descentralizada da Etec, deve ter começado agora no meio do ano, não é isso? No meio de ano. Com curso de informática, curso técnico do centro Paula Souza, nós temos aqui também… Vamos assinar, nos próximos dias, um convênio de R$ 300 mil para a biblioteca e centro cultural aqui de Junqueirópolis, outro convênio para a infraestrutura do distrito industrial aqui do município. Nós precisamos atrair empresas para gerar emprego, oportunidade, aqui na região.

Hoje estamos entregando as 219 casas. E nós temos três metas, a primeira delas é bater todos os recordes de entrega de moradias. Então, o Silvio Torres, ele está incumbido aí, nós queremos bater todo o recorde. Nós vamos entregar, só ontem e hoje, 1.810 casas. Mais 15 dias, nós vamos entregar, aqui na região, mais 1.016. Temos em produção, 4.576 e programadas, mais 6.050. Só aqui na região, fora as outras regiões no estado de São Paulo. Segundo objetivo é qualidade da casa, está mais alta, mais ventilada, energia solar, o aquecedor solar, além de ser ambientalmente mais correto, reduz a conta de luz em 30%, mais barata. Economia todo mês de conta de luz, casa com qualidade e o residencial aqui, o Jardim Pioneiro, não é isso, Osmar? Com asfalto, calçada, paisagismo… Cada um cuida de uma árvore, da árvore da frente da sua casa. Vamos ter um residencial aqui muito verde, muito bonito, muito aconchegante. E o terceiro objetivo é casa para quem não tem casa, para poder realizar o sonho da casa própria. Sair do aluguel, deixar de morar, às vezes, com parentes, com a sogra, que nem sempre é fácil, né? Eu estou sendo injusto aqui, a minha sogra era uma santa. A minha mulher, a Lu, é a oitava filha de 11 irmãos e a minha sogra pegou mais um para criar, ela criou 12, então uma homenagem as nossas sogras, elas merecem, né?

Mas, quero dizer da alegria, cumprimentar aqui e agradecer ao Silvio Torres, não pode elogiar muito, senão ele quer aumento, viu? O Castelo Branco, Mauro Villanova, agradecer aos nossos deputados Mauro Bragato e o Reinaldo Alguz, eles combinam viu. Numa cidade, o Bragato elogia o Alguz, na outra, o Alguz elogia o Bragato, eles vão trocando figurinhas aí, dois grandes deputados. O Bragato foi hora deputado junto comigo, excelente parlamentar, sério, correto, trabalhador, dedicado à região. Agradecer ao Reinaldo Alguz, excelente deputado, nos ajuda muito lá na Assembleia Legislativa de São Paulo, cumprimentar o prefeito, vocês têm um prefeitão aqui, que é o Osmar Pinatto, a gente vê o entusiasmo dele, nós viemos de carro para cá, e a gente via… Eu me lembrei do meu tempo de prefeito, aquele carinho de ver o asfalto, a avenida, o canteiro, a iluminação, de ver e enxergar as necessidades da população e suar a camisa para trabalhar para resolver, para melhorar a vida das pessoas e nós estamos fazendo aqui, casa…

Qual o estado brasileiro que põe dinheiro do orçamento para fazer casa? Nenhum; só São Paulo. São Paulo não deixa ninguém pra trás, qual o estado que quem ganha um salário mínimo pode receber a chave: “a casa é sua”? Só São Paulo. Qual o estado que pessoas com familiar com deficiência, “olha a casa está aqui entregue, é sua” e adaptada, totalmente adaptada para pessoas com deficiência. Banheiro, largura de porta, barras metálicas, de segurança, para os idosos, que cuida com carinho das pessoas da melhor idade, então, é uma alegria nós estamos juntos, hoje é um dia histórico, nós temos aqui uma cidade, 219, vamos ter mais 243. Quase 500 casas, imaginar em cada casa cinco pessoas, vai dar 2.500 pessoas, quase 15% da população de Junqueirópolis com casa própria e com residencial com essa qualidade aqui, que está sendo feita.

Vocês estão de parabéns e nós ficamos felizes de participar desse dia histórico, o dia que a gente na casa nova, que é nossa. A gente nunca mais esquece, é um dia da família, diz que na vida a gente vive de sonho, né? Eu vejo lá minha netinha, dorme com a boneca, dorme com o ursinho, sonha com o brinquedo, sonha com sorvete, sonha depois com a namorada, o namorado, com os filhos, os netos, e o sonho da família é teto, é você poder ter uma casa, e no Brasil não é fácil, como é que compra uma casa? A entrada é cara, é muita alta, prestação muita elevada. População rica, não falta empréstimo, mas para a população de menor renda, é difícil. Por isso, o compromisso nosso do Governo de São Paulo é social, é cuidar de quem mais precisa e a casa é o coroamento das necessidades materiais da família, que a casa nova traga muita alegria e saúde. Um abraço a todos.