Governador fala sobre limpeza de piscinões da Região Metropolitana de SP

Governador Geraldo Alckmin: Olha, hoje nós estamos iniciando três grandes obras de macrodrenagem e de combate a enchente. Uma é a manutenção dos 25 piscinões da Região Metropolitana. Nossa proposta […]

ter, 20/12/2011 - 3h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Olha, hoje nós estamos iniciando três grandes obras de macrodrenagem e de combate a enchente. Uma é a manutenção dos 25 piscinões da Região Metropolitana. Nossa proposta é limpar os 25 piscinões, tirando 245 mil metros cúbicos de lixo, de material assoreado e manter todos os 25 em perfeita manutenção, bem limpos. E também reforma de bombas, porque a água do rio, na época, na hora do pico da chuva, ela vem para o reservatório, que é o piscinão, depois ela é bombeada de volta para o rio. Então, manter as bombas todas recuperadas, as bombas todas em boas condições, e manter os piscinões totalmente limpos.

A segunda obra é o início… 29 milhões, o contrato por um ano, para manutenção dos 25 piscinões. A outra 113 milhões, um grande piscinão de 800 mil metros cúbicos. Para gente ter uma ideia, esse piscinão aqui no Pirajussara, aqui no Embu, tem 110 mil metros cúbicos. Imagine esse piscinão, sete vezes e meia maior. É o piscinão do Guamiranga, na capital, na Bacia do Tamanduateí. E a terceira grande obra, 49 milhões, é Guarulhos, é a construção dos canais de circunvalação lá no parque ecológico. São dois piscinões, um milhão de metros cúbicos a mais. Nós podemos dizer que nós vamos ter um milhão de metros cúbicos a mais de piscinão no Tietê, 800 mil metros cúbicos a mais no Tamanduateí, e 245 mil metros cúbicos nos piscinões já existentes, com a limpeza e a retirada de todo material assoreado. Nós vamos enfrentar aí as cheias numa situação bem melhor.

Ah sim, aí temos aqui mais algumas boas notícias, aqui. Às vezes, o que acontecia no Tietê? O rio não saia da calha, mas o trânsito da marginal para. Por que para o trânsito da marginal? Porque alaga a marginal. Quer dizer, o rio não saiu da calha, mas a marginal fica alagada, porque a pista embaixo das pontes, ela é mais baixa, ela afunda um pouco. Então nós estamos fazendo três polders nas marginais do Tietê. As três já estão em obras: a Ponte Aricanduva, os polders embaixo da Ponte Aricanduva, margem direita e esquerda; Vila Maria e Vila Guilherme.

Então, Aricanduva, Vila Maria e Vila Guilherme, os polders, que é a mureta, é a mureta, é a barragem, e o bombeamento, sistema de bombas. Então a água que acumula na marginal, ela é bombeada para dentro do Rio Tietê. E o Tietê não invade aquele ponto mais baixo, porque tem a mureta. Então três polders importantes no Tietê. Sob a Ponte Aricanduva, sob a Ponte Vila Maria e sob a ponte Vila Guilherme.