Alckmin discursa em liberação de verbas do Fumefi para Carapicuiba

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos. Estimado Prefeito Sergio Ribeiro; sua esposa Marizilda; cumprimentar a sua mãe, D. Áurea; cumprimentar o Salim Reis, vice-prefeito; presidente […]

qua, 11/01/2012 - 22h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos. Estimado Prefeito Sergio Ribeiro; sua esposa Marizilda; cumprimentar a sua mãe, D. Áurea; cumprimentar o Salim Reis, vice-prefeito; presidente da Câmara, Alexandre Simões Pimentel; cumprimentando aqui todos os vereadores e vereadoras; deputado federal Edson Aparecido, secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano; deputados estaduais; deputada Analice Fernandes; deputado Isac Reis; deputado João Caramez; Deputado André do Prado; deputado Marcos Neves, que está em viagem e aqui representado pelo seu pai, sua mãe, ex-prefeito Luiz Carlos Neves; cumprimentar, também, nosso ex-prefeito aqui de Carapicuíba, o Fuad Chucre; o Widerson Anzelotti, secretário executivo do Fumefi; prefeita de Jandira, doutora Anabel Sabatine; saudar o Guaçu Piteri, ex-prefeito de Osasco; o Reitor Joel Garcia, Reitor da Faculdade Nossa Cidade; coronel Richieri, comandante interino do Comando Metropolitano; Padre Ubirajara; lideranças comunitárias; lideranças aqui da terceira idade; amigas e amigos. Aliás, saudando aqui a melhor idade, houve uma pergunta, Luiz Carlos, viu, Sergião? Quem é idoso? É quem tem mais de 60? 65? Não, idoso é quem tem 10 anos a mais do que nós. Quem tem 50, idoso é quem tem mais de 60. Quando a gente completa 60, idoso é quem tem mais de 70. Quando a gente chegar nos 70, idoso é quem tem mais de? É sempre 10 para frente, não é? Vamos levando. Saudar aqui o Vrej Sanazar, também. Mas dizer o seguinte: eu e o Sergio Ribeiro, nós temos um sonho, ter um penteado, um cabelo do Neymar, não é?

Mas dizer da alegria de vir aqui a Carapicuíba no dia de trabalho e assinamos aqui o convênio do Fumefi. Nós estamos chegando de Francisco Morato e, aqui em Carapicuíba, o convênio é de quase R$ 42 milhões. É a maior obra do FUMEFI no estado de São Paulo, uma grande obra, a Prefeitura que vai licitar e executar, nós vamos transferir o recurso para o município, essa obra, ela vai melhorar muito o sistema viário, ela elimina os quatro semáforos que atravancam a entrada da cidade o trânsito aqui, acaba com os quatro semáforos faz uma passagem direta aqui do calçadão da região central para um Boulevard que estará acima, sobre o terminal de ônibus, também o terminal ferroviário da CPTM, a Fatec e também o futuro parque, então ela vai integrar: terminal de ônibus, terminal de trem, a faculdade de tecnologia. A Fatec quem tem 29 salas de aula terá mais 36 salas de aula, nós estamos ampliando fortemente aqui os cursos técnicos e tecnológicos de graça para a população, um grande centro universitário, além da FMC que é muito importante também para cidade e para região, então uma obra que ajuda o trânsito, que facilita a vida da população, que melhora o atendimento ao transporte coletivo, e quero dar uma notícia aqui para vocês! Nós vamos ter 36 trens novinhos, zero quilômetro na Linha-8 da CPTM cada trem são oito carros, então 36 vezes oito, quem for bom de conta aí, 36 vezes oito dá? 288! 288 carros a mais, só na Linha-8, só nessa linha todos com ar-condicionado, não é trem reformado é trem novo, zero quilometro! As estações já reformadas, a próxima será Osasco, depois Jandira também… Jandira já foi, Itapevi! Itapevi! Vamos ter uma nova estação, um grande terminal no km 21 aqui da CPTM que será importante para Carapicuíba e para Osasco também; trens novos, modernos para atender melhor a população.

Carapicuíba é uma das maiores cidades dos Brasil, ela é pequena territorialmente, só tem 34 km², mas ela é uma das grandes cidades do Brasil, mais de… Quase 400 mil habitantes. E onde está o povo, deve está o governo para atender as necessidades da população, para melhorar a vida da população; ficamos muito felizes, de voltar a Carapicuíba, acho até que vou alugar um apartamento aqui, viu… terceira vez… então eu fico muito feliz de a gente está juntos trabalhando em benefício da população aqui de Carapicuíba, e amanhã nós assinaremos com a presidenta Dilma, amanhã às 11h o ‘Minha Casa Minha Vida’ é um programa federal, nós temos o ‘Casa Paulista’ que um programa estadual do CDHU, então nós estamos somando os dois esforços porque há um limite de custo de casa, então nós vamos colocar 20 mil reais a mais para poder viabilizar 97 mil unidades da ‘Minha Casa Minha Vida’ no de São Paulo amanhã, praticamente uma cidade, se a gente multiplicar 97 mil por 5 da quase meio milhão de pessoas que vão realizar o sonho da casa própria, então a gente fica muito feliz.

Eu quero aqui agradecer, agradecer ao Edson Aparecido, que é o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, nós temos hoje a Região Metropolitana de São Paulo, 39 cidades, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Litoral, 39 cidades, a Região Metropolitana de Campinas, 19 cidades, a Região Metropolitana da Baixada Santista, nove cidades, só essas regiões já dão o tamanho de um país, já daí ai perto quase 30 milhões de pessoas, e o Edson tem se dedicado a esse trabalho, muito obrigado Edson. Você e sua equipe, Widerson Anzelotti, agradecer aos nossos deputados. Está o João Caramez, que é um grande parceiro representando a região na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Isac Reis, está aqui o Isac Reis, deputado de Carapicuíba e da região, está a Analice Fernandes, deputada aqui também da região, Oeste da grande São Paulo, está o deputado André do Prado, cadê o André? Está aqui do lado direto, que também é deputado da Região Metropolitana. O deputado Marcos Neves tem nos ajudado muito na Assembleia Legislativa de São Paulo, representada aqui pelo Luiz Carlos Neves; transmita um abraço efetivo ao Marcos Neves. Agradecer o prefeito Sérgio Ribeiro, prefeito de Carapicuíba. Conte conosco Sérgio, conte conosco, para a gente trabalhar com afinco. Já vimos aqui… Nós vamos ter outras inaugurações importantes: O parque, ampliação da Fatec, sistema aviário, vamos estudar a questão do centro de eventos, por que isso gera muito emprego para população, que é o setor de serviços.

Carapicuíba ficou na melhor esquina do Brasil, que é Castelo Branco e Rodoanel com a linha 8, aqui do trem. Mas especialmente, muito obrigado a vocês pelo carinho aqui, da recepção, pela maneira afetiva, alegre. Isso nos entusiasma para nos trabalharmos ainda mais em benefício da nossa população. Ainda mais eu que estava muito triste, sinceramente, há 15 dias decretei luto oficial no estado de São Paulo. Três dias, bandeira a meio mastro, pela derrota do Santos pelo Barcelona.

Grande abraço a todos!