Alckmin libera verba do Fumefi para Jandira, Mairiporã, Biritiba Mirim, Embu-Guaçu, Cotia e Caieiras

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos e a todas. Estimado deputado federal Edson Aparecido, secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano; Sidney Beraldo, chefe da Casa Civil; deputado federal Júlio Semeghini, […]

qua, 18/01/2012 - 21h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos e a todas. Estimado deputado federal Edson Aparecido, secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano; Sidney Beraldo, chefe da Casa Civil; deputado federal Júlio Semeghini, secretário de Estado e Planejamento de Desenvolvimento Regional; coronel Admir Gervásio, chefe da Casa Militar; professora Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado Direitos da Pessoa com Deficiência; deputado federal Junji Abe; deputados estaduais: João Caramez e Rodrigo Moraes; prefeitos aqui presentes. Jandira, doutora Anabel Sabatine; de Biritiba Mirim, o Inho; Carlos Alberto Taiano Júnior; de Caieiras, Roberto Hamamoto; de Ibuguaçu, Clodoaldo Leite da Silva; de Mairiporã, Antônio Aiacyda; de Cotia, falou em nome dos prefeitos, Carlão Camargo; temos aqui também conosco, prefeito de Parapuã, o Antônio; Franco da Rocha, Márcio Cecchettini; Arujá, Abel Larini; São Lourenço da Serra, José de Jesus Lima; Oswaldo Cruz Valdinho; Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha; Salesópolis, o Adilson; Wilderson Lancellotti, que é o secretário executivo do Fumefi; vice-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, amigas, amigos.

Nós estamos muito felizes com a presença de cada um de vocês e trouxeram aqui o calor humano da presença dos municípios aqui da Região Metropolitana de São Paulo. O governo deve estar onde o povo está. A melhor parceria que nós podemos fazer é com o governo local, então esses R$ 12 milhões para aqui os seis municípios, vão lá ao bairro, lá onde as pessoas moram, para beneficiar a qualidade de vida da população. Asfaltando bairros, levando treinagens, levando saneamento, melhorando o sistema diário, o transporte coletivo, recuperando áreas, interligando cidades da metrópole, beneficiando a população. Queria saudar também, o deputado Gilmaci Santos, deputado estadual, que nos alegra aqui com sua presença. Assinado hoje os convênios, os prefeitos já podem mandar bala aí. Tem que ouvi-lo, não é? Correr com as licitações, executar as obras, que vão beneficiar a nossa comunidade.

Governo local é o mais importante dos três níveis de Governo, porque enxerga os problemas do povo, convive com eles, prioriza corretamente, porque vive o cotidiano das pessoas, é Governo mais próximo da população, administra junto aos fatos, o mais rápido, está mais próximo da população. Eu sou um municipalista por convecção, não é? Fortalecer os municípios, que é o Governo mais perto da população. E ficamos hoje muito felizes com a presença aqui da comunidade. Quando a gente governa junto, interage, a gente erra menos, não é que não vai errar, mas erra menos e acerta mais. E esses 12 milhões, eu tenho absoluta certeza, vão ser muito bem aplicados, melhorando a vida da população. Depois nós precisamos articular os municípios. Região Metropolitana de São Paulo, 39 cidades; Região Metropolitana de Campinas, 19 municípios; Região Metropolitana da Baixada Santista, nove municípios; Vale do Paraíba, Serra e Litoral Norte, 39 municípios. Aglomerado Urbano de Jundiaí e o Edson Aparecido tem feito um bom trabalho nessa articulação entre os municípios, entre o estado e o município, tem as regiões, na Alemanha, que são as microrregiões; nos Estados Unidos são as microrregiões; aqui as Regiões Metropolitanas.

Se a gente for verificar, Cotia, não é? Carapicuíba… São municípios que estão ali muito… Itapevi, Jandira, não é? Pegar Mairinque, Franco da Rocha, Francisco Morato, pegar Biritiba Mirim, Salesópolis, são municípios que os problemas são comuns e por isso demandam uma articulação metropolitana. O Edson Aparecido é responsável pela terceira maior Região Metropolitana do mundo, que é a Região Metropolitana de São Paulo, 20 milhões de pessoas, só perde para Tóquio, a grande Tóquio, tem mais de 30 milhões; e Nova Deli na Índia, que tem mais de 20. A terceira Região Metropolitana do mundo é São Paulo, demandam articulações grandes, regionais, metro, trem, aeroporto, macrodrenagem, e demandam ações locais. Melhorar o bairro, melhorar a vida das pessoas, atender quem mais precisa. Por isso minhas palavras de agradecimento. Agradecer aqui aos nossos deputados, o Junji Abe, os deputados estaduais nos ajudam muito na Assembleia. O João Caramez, deputado Metropolitano, o Rodrigo Moraes, Gilmaci, também deputados estaduais. Agradecer ao Wilderson Lancellotti, agradecer aos nossos secretários, cumprimentar os prefeitos, que eu tenho certeza, vão economizar lá, real por real para poder fazer mais em benefício da comunidade.

Especialmente deixar um grande abraço aqui para vocês. A coisa que mais me deixaram boas lembranças, foram os meus tempos de prefeito e de estar junto com a população nos bairros lá da minha cidade. Quando a gente vinha às coisas melhorarem. Você participava das conquistas. O Mário Covas conta que era prefeito de São Paulo, vinha lá uma comunidade de um bairro da Zona Leste, e tinha uma líder comunitária, Beraldo. Diz ele que era baixinha, agitada, falante. E olha, “precisamos asfaltar”. Ele: “Olha, vocês se tranquem ai na sala, escolham vinte ruas, traga aqui que eu autorizo”. Ele era prefeito de São Paulo. Ai o pessoal escrevia lá, escolhia as vinte, ele olhava e autorizava. Passados seis, oito meses, voltava de novo aqueles dois, três ônibus lá. Os moradores, a líder comunitária, a baixinha agitada na frente. “Escolham mais vintes ruas e me tragam aqui que eu autorizo”. Bom, quando estava terminando o mandato, o bairro praticamente inteiro já estava pronto. Uma das poucas ruas que ficaram para trás, foi a dela, da líder comunitária. Então, Covas sempre contava essa história para falar das boas lideranças que nós temos na comunidade. Na luta para melhorar o bairro, que melhora a cidade, melhora o estado, que ajuda a melhorar a qualidade de vida da população.

Eu quero deixar um grande abraço. Dizer que vocês nos deram muita alegria, pela presença hoje aqui.

Muito obrigado!