Governador discursa no lançamento do edital de licitação para obras no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado magnífico reitor da Universidade de São Paulo, professor João Grandino Rodas; deputado Federal, Duarte Nogueira; deputados estaduais, Welson Gasparini, […]

qua, 15/02/2012 - 10h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado magnífico reitor da Universidade de São Paulo, professor João Grandino Rodas; deputado Federal, Duarte Nogueira; deputados estaduais, Welson Gasparini, Rafael Silva; quero saudar também a amiga Clara, que está aqui conosco; deputado Baleia Rossi; Secretários de estado do Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia, deputado Paulo Barbosa; Agricultura e Abastecimento, Dra. Mônika Bergamaschi; Direitos da Pessoa com Deficiência, professora Linamara Battistella; prefeita de Ribeirão Preto, prefeita Darcy Vera; prefeito de Brodowski, Alfredo Tonello; professor Dr. Marco Antônio Zago, pró-reitor de pesquisa da USP; Oswaldo Baffa Filho, em nome de quem também quero cumprimentar a todo o Conselho Gestor de Implantação do Parque Tecnológico; secretário Castelo Branco; superintendentes, diretores, professores, pesquisadores da USP, vereadores, amigas e amigos.

Uma grande alegria. Hoje nós unimos aqui entidades extremamente fortes. A Universidade de São Paulo passou do quadragésimo terceiro lugar para o vigésimo lugar entre as melhores universidades do mundo a USP. Nossos cumprimentos!. Se existe orgulho justo, um desses orgulhos justos é a Universidade de São Paulo. Nós ficamos muito felizes aqui. Unimos aqui a Universidade de São Paulo. O Parque Tecnológico é uma sinergia para aproximar a universidade da indústria, da agricultura, do setor de serviços, do setor produtivo, para poder haver uma aproximação maior, um site de pesquisa e inovação tecnológica. E hoje ficamos felizes, porque se une a Ribeirão Preto que é um dos principais centros de desenvolvimento do país. Aliás, uma cidade que já é um centro universitário extremamente importante com várias universidades, e só a USP tem no seu Campus, 5,6 milhões de metros quadrados, mais de 200.000 metros quadrados de área construída, quase 6.000 alunos em graduação, mais de 3.000 em pós-graduação, especializações, 2.000 funcionários, quase 1.000 professores, R$ 1 bilhão de orçamento anual. E é neste campus que se instalará o Parque Tecnológico.

A licitação será publicada em breve, e teremos lá dois prédios extremamente importantes. A área de centro tecnológico e uma região que é hoje um polo de indústria de equipamentos médicos, odontológicos e hospitalares, voltada à biotecnologia, à farmacologia, à indústria química, à tecnologia de informação, de comunicação, enfim, como um potencial enorme. Foi criado no estado de São Paulo um programa para incentivar os parques tecnológicos. Então, as empresas que forem para o Parque Tecnológico terão crédito financiamento através da nossa agência de fomento, financiamento subsidiado. Terão recursos de pesquisa através da Fapesp. Nós temos uma entidade especificamente para poder financiar, fomentar a pesquisa. Teremos estímulos fiscais e isenção total de ICMS para equipamentos. Utilização de créditos de semestre para investimento. A empresa que tiver crédito acumulado vai poder tirar esse dinheiro para investir nas suas atividades empresariais dentro do Parque. A incubadora estimula os empreendedores, a inovação, pesquisadores, pequenas empresas, enfim. Uma grande conquista para o Brasil, eu diria, trazendo aí bons frutos, que eu tenho certeza nessa terra roxa de Ribeirão Preto, vão germinar aí boas sementes. A gente fica muito feliz.

Quando fui secretário de Ciência e Tecnologia do Serra, eu convidei o professor Pedro Bombonato, fui tirá-lo da USP para nos ajudar na coordenadoria de Ciência e Tecnologia. Ele acabou tendo problema de saúde, no final de 2010, mas fui visitá-lo no dia 1° de janeiro. Ele mora em um condomínio, lá em Jandira, bem afastado. E graças a Deus ele está bem melhor. E ele era realmente um entusiasta. Tivemos em Santos lançando lá o Parque Tecnológico, voltado à questão do petróleo e gás, lá em São José dos Campos, consolidando o Parque voltado a indústria aeronáutica, aeroespacial. Ficamos muito felizes. E fico feliz cada vez que eu revejo o nosso reitor. Porque é só agenda positiva, não é? Vamos à Baixada Santista com a Poli. Engenharia da Poli indo lá para Santos, com os cursos voltados a petróleo, gás. O Emanuel, que trabalhava comigo, é doutor Grandino, ele tinha uma grande discussão, que o Emanuel era do ITA. E aí um dia encontramos aqui o governador Paulo Maluf, Silva, Rafael. E o Maluf é formado pela Poli. Aí, ele falou para o Emanuel: Emanuel, você é formado pela segunda melhor escola de engenharia do país. A segunda, né? Porque a primeira era a Poli. Aí, o Emanuel falou pra ele: “Olha, governador, mas eu entrei nas duas, viu?” Fazer o quê, nós não vamos entrar nessa discussão, mas o fato é que a Poli, esse sonho da Baixada Santista, se realizou com a Poli indo lá para a Baixada Santista.

Em questão de 30 dias estará aqui o Boeri, diretor da EACH. A USP Leste, a escola de Artes e Comunicação lá da USP, inaugurando já também uma importante incubadora de empresas, centro de pesquisas, de inovação, e os novos cursos que vão consolidar esse campus. E o reitor João Grandino falou muito bem, de a universidade estar próxima; próxima do município, próxima do setor produtivo, próxima da comunidade. O Milton Nascimento dizia que o artista tem que estar onde o povo está. A universidade tem de estar onde o povo está. E em Ribeirão Preto, eu não tenho dúvida que esse parque tecnológico vai ser um grande sucesso. Agradecer a prefeita, a Darcy Vera, através da sua instituição, a Fipase, tem sido uma importante parceira neste trabalho. Agradecer aos nossos parlamentares, o Duarte Nogueira, deputado federal, entusiasta do parque. Os nossos parlamentares estaduais de Ribeirão Preto, o Welson Gasparini que foi prefeito de Ribeirão Preto; inclusive, o último prefeito, também trabalhou muito. O Rafael Silva, nosso companheiro na Assembleia Legislativa, um professor, hoje ele já deu uma aula. Uma vez, ele, o Rafael Silva, professor Grandino, falou: vou fazer um discurso na Assembleia Legislativa sobre o governo peripatético do Geraldo Alckmin. Aí criou aquele estresse, não é? Olha, o Rafael vai fazer um discurso muito duro contra o governo, governo peripatético. Aí ele assomou a tribuna como grande professor, falou de Aristóteles que ensinava caminhando. Então muito obrigado, Rafael Silva. Agradeço a sua generosidade. Agradecer ao Baleia Rossi, grande líder na Assembleia Legislativa, também de Ribeirão Preto. E cujo pai, inclusive, é um homem da universidade, e por essa importante conquista. Agradecer aos nossos secretários de estado, agradecendo aqui ao Paulo Alexandre Barbosa, entusiasta dessa sinergia, desse trabalho, e cumprimentar e abraçar toda a Universidade de São Paulo cumprimentando o nosso reitor que dirige uma universidade do tamanho, da força, da inteligência da Universidade de São Paulo, com enorme maestria. Não é fácil esse trabalho de liderança, e ele faz com uma enorme maestria, consolidando e avançando ainda mais nesta que é entre as melhores universidades do mundo.
Parabéns a todos.