Governador discursa durante inauguração e anúncios de obras em Pirassununga

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde. Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito Ademir Lindo; Liliane Alves Lindo; vice-prefeito, Edgar; vereador Wallace, presidente da Câmara; nosso secretário Sidney Beraldo […]

sex, 17/02/2012 - 10h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde. Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito Ademir Lindo; Liliane Alves Lindo; vice-prefeito, Edgar; vereador Wallace, presidente da Câmara; nosso secretário Sidney Beraldo e o Silvio Torres; nossos deputados federais: Wanderlei Macris e o Nelson Marquezelli; nossos prefeitos: de Analândia, Luizinho; Santa Rita do Passa Quatro, Mauro; Descalvado, Panone; Fernando Prestes, Bento; Santo Antônio do Jardim, Luiz Cláudio, que preside o Comitê da Bacia Hidrográfica do Mogi Guaçu; Santa Cruz das Palmeiras, Rita; Clodoaldo Pelissioni; Brigadeiro Amaral; coronel Felix Antônio Tomazella; delegado doutor Francisco Paulo Oliveira Lima; nosso pároco, padre Otávio; padre Umberto; Otávio Okano; Danilo Dezan; meu companheiro, Orlando Bastos; regente Azevedo; nossos alunos, que nos alegram aqui com a presença; professores; amigas e amigos.

Dar os parabéns aqui. Vocês têm um prefeito que é uma verdadeira trilogia: honestidade, competência e trabalho social. Parabéns, Ademir! Parabéns pelo seu trabalho! Essa obra que nós estamos inaugurando não tem recursos do Estado, nós viemos aqui para aplaudir, para dar os parabéns a Pirassununga, uma cidade 300%: 100% de água tratada; 100% de esgoto coletado; e 100% de esgoto tratado. Poucas cidades brasileiras são 300%. Feliz de estar aqui. Nós ainda vamos ver a reforma do instituto de educação, um prédio tombado maravilhoso, que está sendo todinho restaurado. Feliz por anunciar a SP225, que o superintendente do DER já trouxe aqui o edital, primeiro trecho de Pirassununga a Aguai, e em seguida um segundo de trecho de Pirassununga a Analândia, e a SP-201, que nós estamos autorizando o projeto executivo para fazer recapeamento, acostamento até Cachoeiras das Emas e também a terceira faixa para a segurança das obras.

O nosso prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, o Nino de Peron, por motivo de saúde se afastou, mas deixou uma grande companheira, a Rita Zanata, e nós vamos unir mais ainda Pirassununga e Palmeiras com a SP-201, beneficiando aqui toda a região. São 146 milhões que nós vamos ter nessas três obras rodoviárias aqui da região, e que são muito importantes. Estamos entregando as viaturas para a Polícia Militar, e dentre 60 dias para toda a Polícia Militar do estado de São Paulo. Em toda viatura o policial terá um tablet, computação embarcada, para ter acesso à Infocrim, Fotocrim, o policial verifica e já sabe se o carro é roubado, já sabe se aquela pessoa abordada é fugitiva ou não da polícia, puxa a ficha criminal, um grande ganho de eficiência na atividade policial. Eu estou vindo de São João da Boa Vista, onde começamos lá o ano, e fui procurado pelo provedor da Santa Casa, dizendo: “Olha, a Santa Casa está endividada”; anteontem, as Irmãs Marcelinas do Hospital Santa Marcelina de São Paulo, disseram: “Nós não temos mais condição de continuar”, ontem provedor da Santa Casa de São Paulo dizendo: “Olha, nós estamos devendo 150 milhões”. Problema gravíssimo, do Oiapoque ao Chuí, de Norte a Sul do Brasil, gravíssimo problema de financiamento da saúde no país. A tabela do SUS não é corrigida há cinco anos. Todo ano, sobe água, luz, alimento, limpeza, segurança, salário dos funcionários, dissídio. Então peço aqui ao Macris e ao Nelson Marquezelli: nós temos que fazer um mutirão, pela correção da tabela do SUS não é só para São Paulo, é para o país inteiro, tendo em vista a gravidade dessa situação. Enquanto isso não ocorre, nós temos um programa chamado Pró Santa Casa, e saindo daqui nós vamos sentar com o provedor, o prefeito, os nossos deputados, e nós vamos ajudar a Santa Casa aqui de Pirassununga. Na saúde, o problema não é fazer prédio, fazer prédio é fácil, o caro na saúde é o custeio, é manter funcionando e atendendo bem a população. Não caiu a ficha ainda no Brasil que o Brasil, que era um país jovem, hoje é um país maduro, e vai ser um país idoso. A expectativa do século passado no Brasil era de 43 anos de idade; hoje é 75, quem passa dos 30 é mais de 80, nós vamos logo estar vivendo cem anos. Agora a saúde precisa ter financiamento, não é possível, não é? Nós temos que enxergar o Brasil que mudou e que tem demandas importantes nesse sentido.

Mas quero deixar um grande abraço, dizer da alegria de estar aqui em Pirassununga; dizer ao Clodoaldo, cadê o Clodoaldo? Eu vim aqui pela estrada feita pelo prefeito, ele está fase vicinal, com o asfalto a frio, não é isso? Então, ele envolve a comunidade e contrata o serviço e executa. Qual o preço do quilômetro? R$ 250 mil o quilômetro. Estrada de terra para asfalto. Então, nós vamos sentar aqui com o Ademir, para pegar essa tecnologia de Pirassununga para a gente expandir mais as nossas vicinais. E vamos ajudá-lo, pois ele merece, não é? Dinheiro bem aplicado aqui em Pirassununga.

Mas quero deixar um grande abraço; agradecer os nossos secretários, o Silvio Torres, secretário da Habitação; o Sidney Beraldo, chefe da Casa Civil; os representantes de São Paulo do Congresso Nacional, o deputado Wanderlei Macris; o deputado federal Nelson Marquezelli; o Cauê Macris, deputado estadual, aqui representado; cumprimentar aqui a câmara de vereadores; o nosso provedor; nossos padres. E dizer ao meu amigo Ademir Lindo, o seguinte: Com essa estação de tratamento de esgoto nós vamos limpar o Ribeirão do Ouro, o Ribeirão do Ouro deságua no Rio Moji Guaçu, o Rio Moji Guaçu deságua no Rio Grande, o Rio Grande deságua no Rio Paraná, o Paraná se une ao Rio Paraguai, forma a Bacia do Prata e chega em Montevidéu, onde o Santos venceu o Peñarol e foi campeão da Libertadores.