Governador discursa durante implantação de parque com 1,3 milhão m² de área remanescente da Mata Atlântica

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todos e todas. Dizer da alegria de nos encontrarmos aqui, nessa manhã. Cumprimentar os nossos secretários e deputados; deputado Bruno Covas; deputado […]

sex, 24/02/2012 - 9h30 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todos e todas. Dizer da alegria de nos encontrarmos aqui, nessa manhã. Cumprimentar os nossos secretários e deputados; deputado Bruno Covas; deputado Silvio Torres; deputado Edson Aparecido; os deputados estaduais, o Gilmaci Santos e o deputado Sebastião Santos, deputados estaduais; Rogério Menezes, secretário adjunto de recursos hídricos Carlos Fortner, representando o nossa prefeito da capital, o Kassab; Carlos Amaral, presidente da CDHU; professor Paulo Nogueira Neto. Eu quero agradecer a presença e todo o trabalho que o Conselho de Orientação. Prefeito de Cotia, o Carlão Camargo; José Batista Rodrigues, do Instituto Embu de Sustentabilidade; Fábio Barros; Ana Lúcia, gestora aqui do particiso; Maurício Negrão, presidente da CCR; coronel Nomura; alunos da nossa EMEF Teófilo Cocconi, obrigado pela presença aqui, alegre de vocês. O Fábio Sanches, da Sociedade Amigos do Parque Ipê; a Dora Shellard, presidente do Instituto de Proteção Ambiental e Impacto; a Lia Andrade, da Vila Nova Esperança; o Leandro, presidente da Sociedade Ecológica do Embu; Cláudio Freitas, da Associação Beneficente Cultural; o Cristiano de Farias, da Associação dos Moradores da Raposo Tavares, Butantã; Teresa Monteiro Marquezine, aqui da comunidade; secretários municipais; representantes de fundações, entidades; amigas e amigos.

Uma palavra breve. Quero dizer da alegria de nos encontrarmos. Hoje, nasce o novo parque, não só para São Paulo, mas para a Região Metropolitana. O parque de Osasco, o parque de Cotia, o parque de São Paulo, o parque que vai atender o Taboão, Embu. Um parque grande, do tamanho do Ibirapuera, mais de 1,3 milhão de metros quadrados. Hoje nós assinamos um decreto e na segunda-feira assinamos a transferência do recurso para a secretaria da habitação e para a CDHU. Nós vamos investir aqui R$ 28 milhões de reais para poder entregar o parque para a população. Terraplanagem, instalações de rede interna elétrica, água, esgoto, caminhos de piso inter travado, três mil metros quadrados de passarelas suspensa, para não prejudicar o meio ambiente, mas também permitir às pessoas esse contato com a Mata Atlântica e com a natureza; um mirante, três portarias, centro de educação ambiental, parque infantil para as crianças, anfiteatro ao ar livre para atividades culturais, educação ambiental, educacionais, lanchonete, viveiro com galpão e área de produção de mudas, 12 mil mudas nativas da região, melhorando ainda mais o reflorestamento; estacionamento, praça de encontros, conceitos sustentáveis. Enfim, foi feito um plano diretor muito bem feito. Aliás, sobre a batuta do nosso professor Paulo Nogueira Neto com a participação aqui da comunidade, com a juventude, a energia e a competência do Bruno Covas, revelação, vocação de servir à nossa população. Há 15 dias nós estivemos lá no Horto Florestal, e o professor Paulo Nogueira Neto dizia que a reserva mais visitada do país, de preservação, é em Foz do Iguaçu. A segunda eu acho que é a Floresta da Tijuca. E a terceira é o Horto Florestal de São Paulo, mais de 800 mil visitantes no ano passado, e nós vamos fazer um grande investimento na revitalização daqueles largos, bordas, iluminação, segurança de todo lá o Horto. Isso há 15 dias. E hoje, aqui, o Parque Tizo, que a gente espera em quanto tempo, mais ou menos? 18 meses, mas antes disso, vocês já vão ver aí muito trabalho. Em 18 meses a gente vai poder entregar à população como uma área de uso comum, de lazer, de contato com a natureza.

Meu pai dizia que o contato com a natureza aproxima o homem de Deus, eleva as pessoas. Eu não tenho dúvida que o parque vai ser um point aqui da Região Metropolitana de São Paulo, na beira do Rodoanel, margem do Rodoanel, uma área muito bonita, preservada, de educação, de convívio aqui da comunidade. Mãos à obra. E quero agradecer o Bruno Covas, secretário de Meio Ambiente; ao Sílvio Torres, essa área pertencia à CDHU, ao doutor Amaral, que preside a CDHU. Agradecer o Edson Aparecido, que é esse grande articulador metropolitano, cumprimentar todos os prefeitos da região, abraçando aqui o Carlão Camargo e o que distingue uma cidade, uma metrópole, são as áreas de uso comum, áreas do conjunto da população, pois se a gente pegar uma cidade como Nova Iorque, o que a distingue das demais é o Central Park. Em Pindamonhangaba é o Bosque da Princesa. Então, toda cidade grande tem um local que é um ponto ali de encontro. Então, não tenho dúvida de que hoje nasce um novo ponto importante para a população desta que é a terceira maior metrópole do mundo, que é o Parque Tizo. Parabéns a todos.