Alckmin discursa ao assinar termo de compromisso sobre responsabilidade pós-consumo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário do Estado do Meio Ambiente, deputado Bruno Covas; doutor Fernando Grella Vieira, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São […]

ter, 28/02/2012 - 17h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário do Estado do Meio Ambiente, deputado Bruno Covas; doutor Fernando Grella Vieira, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, que nos honra com a sua presença; deputado Federal Arnaldo Jardim, Relator da Política Nacional de Resíduos Sólidos; deputado Estadual Beto Trícoli, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa; nossos sempre deputados: Rodolfo Costa e Silva e Milton Flávio; prefeitos e prefeitas, me permitam abraçar a todos; saudando o Valtinho, prefeito de Osvaldo Cruz; doutor Otávio Cano, presidente da CETESB; Dr. Paulo Galli, Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal; coronel Nomura, comandante da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo; Roberto Laureano, Presidente do Movimentado Nacional de Catadores de Material Reciclado; presidentes de associações, de institutos, sindicatos, parceiros aqui nesse trabalho; amigas e amigos. Uma palavra breve.

Dizer da alegria de nos encontrarmos hoje aqui, Bruno, para a assinatura desses protocolos de logística reversa. É inegável que a nossa vida é mais confortável do que a de nossos antepassados. Não precisamos nem ir ao homem das cavernas, ao Império Romano. Se pegar de 30 anos atrás, avanços impressionantes. Eu era deputado estadual, Arnaldo Jardim, quando correu uma notícia na Assembleia Legislativa de que o deputado, o escritor, o Fernando Moraes, tinha um computador na sala dele. Fomos todos olhar. Aí o Fernando Moraes disse: “Olha, você pode por aqui o endereço, pode mandar uma correspondência e tal”. Quem tinha, há 20 anos, um celular? Ninguém tinha. E quem tinha, se caísse no pé, quebrava o pé, porque era um tijolo, não é? Hoje tem mais telefone do que população. O Brasil fabrica, nós somos o sexto maior fabricante do mundo de veículos, quase quatro milhões por ano. Para onde vão os carros velhos, pneus, baterias, motores, vidro? Para onde vai tudo isso? Motocicletas, caminhões, aviões?

Então, a logística reversa, ela é extremamente necessária. E não é só o resíduo sólido, mas é especialmente o resíduo sólido altamente grave para a saúde e para o meio ambiente. Então, essa Política de Resíduos Sólidos traz responsabilidade no pós-consumo: para quem fabrica, para quem importa, para quem comercializa, para quem compra e para quem usa. Buscar uma solução ambientalmente sustentável preservando a vida e preservando o meio ambiente. E estimulando a reciclagem, que nós não podemos continuar a ser o campeão do desperdício; nós precisamos aumentar cada vez mais o reaproveitamento e a reciclagem. Aliás, é uma lei de Lavoisier, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Então avanços aí pra gente poder reaproveitar e fazer a reciclagem. E renda, porque toda essa política de resíduos sólidos, ela estabelece também novos empregos.

E aqui quero pedir ao secretário Bruno Covas, que através do FECOP, dê todo apoio às cooperativas e ao pessoal dos catadores, todo apoio, para gente poder criar mais renda, aumentar reciclagem, diminuir desperdício e podermos avançar sob o ponto de vista social. Quero cumprimentar aqui as nossas entidades parceiras, que hoje assinaram os protocolos mostrando seu compromisso com a responsabilidade na produção, no pós-consumo, social, ambiental. Eu vou falar com o Bruno e com o secretário da Fazenda para gente verificar a possibilidade de algum estímulo de natureza fiscal, para que a gente possa fazer andar mais depressa todo esse trabalho. A Fazenda, sempre ela é mais difícil, não é doutor Grella, que esse pessoal da Fazenda…

Diz que Cristo quando entrou em Jerusalém, Zaqueu era muito pequenininho, e Zaqueu subiu em um cicômono para ver a passagem de Jesus. E Jesus viu Zaqueu num cicômono e falou: “Desce Zaqueu, convém que eu fique hoje em tua casa”. E aquilo foi um escândalo, porque Zaqueu gozava de péssima fama, ele era coletor de impostos. O pessoal da Fazenda sempre reage quando a gente quer tirar algum tributo. Mas nós vamos fazer um esforço de natureza fiscal para poder fazer avançar ainda mais todas as políticas de resíduos sólidos, e especialmente de logística reversa.

Quero deixar um abraço aqui muito afetivo a todos, cumprimentando o Rubens Rizek. Saudar aqui o Eduardo San Martin, representando também a Federação das Indústrias. Trazer um abraço aqui aos nossos parlamentares, o Arnaldo Jardim, o Beto Trícoli. E cumprimentar o Bruno Covas, que é uma vocação de servir, vem fazendo um belo trabalho na secretaria do Meio Ambiente. E vamos iniciar uma grande campanha educativa, onde deixar a pilha, onde deixar a bateria, onde colocar todos esses nossos… As questões da beleza, da imagem, dos óleos lubrificantes, dos agrotóxicos, enfim, uma grande campanha. E dizer que esses protocolos assinados foram o início, foram as entidades que se anteciparam, sob o ponto de vista ambiental e social.

Parabéns a todos!