Alckmin discursa em entrega de casas da CDHU em Reginópolis

Geraldo Alckmin: Boa tarde a toda e a todos. Cumprimentar o nosso prefeito Marquinhos, prefeito de Reginópolis; Silmara, presidente do Fundo Social De Solidariedade; o Junior, vice-prefeito; a Lígia, sua […]

seg, 12/03/2012 - 20h37 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a toda e a todos. Cumprimentar o nosso prefeito Marquinhos, prefeito de Reginópolis; Silmara, presidente do Fundo Social De Solidariedade; o Junior, vice-prefeito; a Lígia, sua esposa; o vereador Célio Maldonado Pozzenato, presidente da Câmara, cumprimentando os nossos vereadores; deputado Silvio Torres, secretário de Estado da Habitação; Dr. Saulo de Castro Abreu Filho, secretário de Logística e Transporte; Pedro Tobias, grande deputado aqui pela região; Geraldo Luís Machado de Oliveira, superintendente regional da Caixa Econômica Federal; José Orlando Garla, gerente regional em Bauru; o Carlos Roberto Ladeira, o gerente regional da CDHU, a pessoa de quem quero saudar todos os funcionários, toda a equipe da CDHU; Major Kitazumi, subcomandante; Dra. Rosimeire Bárbara de Souza, delegada titular; o Edinir, o Jesus, diretor das unidades prisionais; secretários municipais, em especial famílias que hoje recebem aqui a chave.

Nós estamos muito felizes. São 164 famílias que realizam o sonho da casa própria. Sair do aluguel. Quanto é o preço de um aluguel aqui em Reginópolis, mais ou menos? Duzentos? Trezentos? Quatrocentos? É caro, não é? E é um dinheiro sofrido porque vai e não volta, não fica nada. Então, vocês vão pagar muito menos para ser dono da casa; casa novinha, novinha, novinha, novinha. Conjunto residencial com tudo: água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública, asfalto, muro nas casas, calçada, árvore, cada um cuida bem da árvore enfrente a sua casa, se alguma der problema, fala com o Marquinhos que ele arruma outra muda, mas vamos deixar o conjunto residencial aqui bem arborizado. E as casas com o novo padrão, pé-direito mais alto, todos com pisos cerâmicos, azulejo, e o Silvio Torres falou, em 90 dias todas elas terão aquecedor solar. O que faz gastar energia é chuveiro, então aquecedor solar reduz 30% a conta de luz.

Vocês vão ver que na casa nova a luz vai ser muito mais barata, e ajuda o meio ambiente, porque ao invés de ter que fazer hidroelétrica, represar rio, fazer turbinas, é o sol, o sol bate no aquecedor e poupa energia elétrica. E casa para quem não tem casa. Então, para as famílias que não tem casa poderem realizar o sonho da casa própria. São Paulo não deixa ninguém para trás, então o Estado de São Paulo é o único estado que, dos 27, que põe 1% do ICMS para moradia popular. Então, nós investimos um bilhão por ano para moradia. Quem ganha um salário mínimo pode ter acesso à casa própria. Então, programa importante. Social, nós não esquecemos dos idosos. Então aqui tem doze, aliás, nove unidades para os idosos. Tem três unidades, aliás, doze unidades para famílias que tem pessoa com deficiência, e temos sete unidades, policiais e agentes penitenciários. Então também para ajudar na segurança, o bairro fica mais seguro, presença de policial também aqui no bairro. E para quem não queria saudar o prefeito Boiani de Iacanga que acabou de chegar. E quem não foi sorteado, nós já vamos começar, o prefeito Marquinhos vai nos arrumar o terreno.

Marcos Bastos, prefeito de Regionópolis: Já temos o terreno.

Geraldo Alckmin: Já tem o terreno aqui atrás. Nós vamos fazer mais 52 casas aqui para Reginópolis. Hoje lá em Bauru ele já foi contemplado 1,2 milhão de reais para fazer uma creche aqui em Reginópolis, então a creche, as mamães vão poder deixar a criança de zero até três anos na creche, a creche escola, ou de quatro e cinco anos do ensino infantil com profissionais preparados, alimentação, todo o cuidado com as crianças, com as menorzinhas.

E o terminal rodoviário foi feita a reforma, agradecer aqui o Dr. Saulo que está aqui conosco. O melhor caminho, tivemos aqui 3,3 quilômetros, recuperado do melhor caminho, a creche escola foi assinada, tivemos 170 mil para o ginásio de esportes lá, o estádio, o estádio municipal, e o prefeito pediu, a hora que nós estávamos vindo para cá, para asfaltar o acesso aqui no conjunto. Então Silvio Torres já está autorizado aí, vai asfaltar o acesso do conjunto habitacional. Vocês têm um bom prefeito, viu, que é o Marquinhos, e tem um bom deputado, que é o Pedro Tobias, e ambos, os dois falaram da gente ter o programa aqui para os idosos, para a melhor idade, não é? Então nós vamos lançar um programa, Marquinhos, o programa para os idosos, o Estado de São Paulo, o estado amigo da terceira idade. Então nós vamos incluir Reginópolis nesse programa para você ter um centro de convivência dos idosos aqui no município.

Uma pergunta aqui para vocês: Quem é idoso? Quem, não, qual a idade, a partir de…? 60? O que vocês acham, é isso? Olha, idoso é quem tem pelo menos dez anos a mais do que nós. Para quem tem 20, acima de 30 já está meio coroa, não é? Quando você chegar nos 30 é a partir dos 40. Quando você chegar nos 40, é a partir dos 50. Quando você chegar nos 50 é a partir dos 60. Eu tenho 59, chegando nos 60, aí idoso é a partir dos 70. Quando você chegar nos 70 é a partir dos… É sempre dez a mais do que nós. Na realidade nós vamos é fazer um centro da vida, de convivência das pessoas, que é muito importante aqui para a cidade. Dia 8 foi o dia Internacional da Mulher. Qual que é o dia do homem? Não tem? Eu ouvi, Pedro Tobias, eu ouvi duas propostas, que o dia internacional do homem, Marquinhos é o dia primeiro abril, do mentiroso. Depois ouvi uma melhor, o nosso dia é o dia primeiro de novembro, é o Dia De Todos Os Santos. Mas eu quero dizer da alegria de estar aqui com vocês, que a casa nova traga muita alegria.

Parabéns às famílias!