Alckmin discursa em assinatura de termos de adesão ao Programa Creche Escola – Bauru

Geraldo Alckmin: deputado Sílvio Torres, secretário da Habitação; Dr. Saulo de Castro Abreu, secretário de Logística e Transportes; deputados: Pedro Tobias, querida Juliana aqui presente, deputado Roberto Massafera, deputado Vinícius Camarinha, Dudu Ranieri, o […]

seg, 12/03/2012 - 14h10 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: deputado Sílvio Torres, secretário da Habitação; Dr. Saulo de Castro Abreu, secretário de Logística e Transportes; deputados: Pedro Tobias, querida Juliana aqui presente, deputado Roberto Massafera, deputado Vinícius Camarinha, Dudu Ranieri, o nosso anfitrião, nos recebe aqui na FIB -Faculdades Integradas de Bauru, sua família aqui presente; Fátima Terezinha, prefeita de Itaju, que assinou aqui o convênio e falou em nome também dos prefeitos; Maria Moreno Perroni, diretora regional da Drads; professora Gina Sanches, diretora regional do ensino; Dr. Antônio Luís de Almeida Prado, diretor do Deinter; Coronel Leonardo Cardozo, comandante do CPI; vereador Marcelo Borges, estou saudando aqui todos os vereadores, secretários municipais, gestores de educação, amigas e amigos.

Quero dizer da alegria de nos reencontrarmos, assinarmos hoje 46 convênios. São 46 municípios. Bauru tem quantos estudantes, prefeito? Quase 40 mil, essa é a capital da educação, e educação é como é árvore, tem que crescer pela raiz, às vezes a gente se preocupa muito com o topo, mas nós precisamos nos preocupar é com a base. Então, oferecemos às mamães a oportunidade de terem condições de deixar as suas crianças em local seguro. Há muito acidente com criança pequena, muito acidente. De outro lado, criança pequena precisa ser bem-cuidada, ter alimentação adequada.

Por quê mortalidade infantil, conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), é o número de crianças mortas por mil nascidos vivos no primeiro ano de vida? Porque é no primeiro ano de vida que a criança é mais frágil, só depois que ela passa do primeiro ano ela embala. É nesse primeiro ano que ela precisa ser muito bem-cuidada, com alimentação adequada, cuidados de higiene, ter atenção com sua saúde.

Criança pequenininha é que nem uma pessoa muito idosa, você olha de manhã, está bem, de tarde está péssima, é muito rápido, precisa tomar cuidado. Então é um grande avanço sob o ponto de vista de educação social, de saúde, de oferecer a creche. Nas famílias ricas, a criança nasceu, já tem duas profissionais do lado para tomar conta da criança.

Durante 24 horas alguém está olhando, mas as famílias que não são ricas precisam ter essa retaguarda, ter esse apoio, então a creche é muito importante. E é creche-escola, de zero a três anos, e pode ter também criança de quatro e cinco anos.

De dois modelos, temos um modelo de 80 crianças, e um de 150 crianças. Pretendemos atender todos os municípios, faltam nove aqui, não é, Pedro, para a gente fechar a região.

No ano passado, já demos uma arrancada boa, no ano que vem nós vamos avançar ainda mais, então devagarzinho a gente vai universalizando, oferecendo, um equipamento social da maior importância para as famílias.

Queria dizer da alegria de estarmos chegando da rodovia SP-225. Começou hoje a duplicação, Bauru-Ipaussu, primeiro trecho, Bauru a Piratininga, depois vai à Cabrália, Paulistânia, Espírito Santo do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, e vai até Ipaussu. E nós vamos antecipar todos os cronogramas das obras. E daqui estamos indo à Reginópolis entregar mais 160 casas para famílias que mais precisam, que não têm casa, que pagam aluguel, famílias de menor renda, de um, dois, três salários, realizando o sonho da casa própria. Eu quero agradecer ao Rodrigo, que está fazendo um excelente trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Social, reviu todos, nós revimos todos os valores do fundo de assistência social.

Em média, aqui na região, aumentou 43% o repasse para as entidades. E, para o Fundo, tem cidade que teve aumento de 200%, 300%. Então, tivemos uma valorização do atendimento social, e de forma descentralizada.

Quero agradecer o Dr. Saulo, que está fazendo um belíssimo trabalho na Secretaria de Transportes; ao Silvinho. Estamos indo agora para Reginópolis, entregamos no sábado mais de 400 unidades aqui na região
de Prudente, e ele ainda continuou lá no domingo. Quero agradecer ao Rodrigo Agostinho, nosso prefeito anfitrião, a cidade está muito bonita, Bauru. Bauru é uma cidade muito especial, capital da educação, 40 mil estudantes quase, capital da Saúde.

Eu estava contando um dia desses, aqui tem Hospital Regional; Hospital de base, que nós vamos passar para a Famesp; Maternidade São José, que também já assumimos; o Hospital Manoel de Abreu; o Hospital Centrinho, da USP; Hospital Lauro de Souza Lima. Seis, mais o AME, é uma rede hospitalar.

Se pegar uma cidade como São José dos Campos, com 800 mil habitantes, não tem um hospital público do Estado de São Paulo, nenhum. Se pegar São Bernardo do Campo, 900 mil habitantes, nenhum hospital estadual. Aqui nós temos seis hospitais estaduais, todos custeados pelo Estado, mais o AME, para atender a região.

Aliás, por isso sempre defendemos aqui a Faculdade de Medicina. Realmente esta cidade tem as condições ideais para poder ter dentro do campo universitário, o curso médico. Hoje há uma falta de médicos, como há também uma falta de engenheiros importantes. Mas o mais importante é cuidar das crianças, especialmente das pequenininhas.

Quero agradecer aqui ao Pedro Tobias, esse amigo querido, sua esposa aqui presente e a família; agradecer ao Massafera, nosso companheiro de Araraquara; Vinicius Camarinha, nosso companheiro de Marília; e, ao encerrar, lembrar uma historieta árabe, uma história lá do Líbano, que diz o seguinte: perguntaram a uma mãe qual dos filhos ela mais amava, e ela respondeu: o pequenino até que cresça, o doente até que sare, o ausente até que volte.

Vamos ao trabalho! Muito obrigado.