Alckmin discursa em prêmio a alunos e professores contemplados com Bolsa de Estudos de Inglês

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado Paulo Alexandre Barbosa, secretário do estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza; […]

qui, 15/03/2012 - 22h16 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado Paulo Alexandre Barbosa, secretário do estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza; doutor Luciano Almeida, ex-secretário, presidente da Investe São Paulo; William Popp, cônsul-geral dos Estados Unidos aqui em São Paulo; José Carlos Hauer Santos Júnior, presidente da STB, Student Travel Bureau; prefeito de Cunha, Osmar Felipe; professora Simone; professor Michel, saudando todos os nossos professores; o Esdras Paravizo de Brito, que é aluno, foi aluno da nossa ETEC lá de Jundiaí, em nome de quem quero cumprimentar, aqui, todos os bolsistas, diretores das nossas ETEC’s e FATECs, professores, alunos, familiares, empresas parceiras.

Mas dizer da alegria de recebê-los aqui. Vão viajar uma parte em abril e uma parte em maio, não é isso? Os professores, em junho. Eu não tenho dúvida que vai ser uma experiência inesquecível. Cidades muito bem escolhidas. Estava vendo ali. Foi a dedo, viu? Fort Lauderdale, Boston, Chicago, Berkeley, São Francisco; para os professores que forem para a Inglaterra, Londres. E um cuidado: talvez, se ficassem juntos, até fosse mais econômico para o governo, mas aí teria aquela tendência de ficar falando em português, não é isso? Aí fica conversando em português. Não, cada um vai estar em uma casa diferente, então vão ter que ouvir e falar em inglês.

O Esdras, o nosso Esdras, foi muito feliz quando disse que esse programa, ele estimula, ele premia e ele aprimora. Ele estimula os alunos a estudarem mais, os professores a ensinarem melhor; ele premia os alunos que mais se esforçaram, tiveram os melhores resultados, os professores também; e ele aprimora, vai melhorar o inglês, experiência de vida. Eu fiz, como vocês, quatro semanas… Na minha época, chamava Projeto Rondon, e olha que eu não fui para São Francisco nem para Boston, eu fui para Itauçu, em Goiás, bem diferente, não é? E não me esqueço até hoje, experiência de vida. Vocês nunca mais vão esquecer, experiência de vida: cultura, modos, economia, vida social e língua.

Hoje, falar inglês é um passo à frente para ter emprego, melhorar a carreira profissional, ingresso na universidade, pós-graduação, faz uma enorme diferença. E nós que não tivemos essa mesma oportunidade de nos aprimorarmos, depois de mais velho é mais difícil você aprender. O jovem é fácil, ele tem mais facilidade de aprender uma segunda língua, e isso vai ser muito importante, inclusive, no exercício profissional, técnico, tecnológico, no exercício da profissão. Por isso, a gente fica feliz.

Quero abraçar, aqui, o Paulinho Barbosa, o nosso secretário, professora Laura Laganá, todo mundo trabalhou muito para fazer o melhor possível para os nossos alunos, para os nossos professores. Dar os parabéns aos pais, porque seus filhos brilharam, são os melhores alunos de cada escola, então, parabéns às famílias; e a importância da questão do inglês.

Tem uma história de que o… eu já contei, a professora Laura conhece, mas é um bom exemplo, de que um ratinho estava correndo, assim, no canto na sala, e o gato, grandão, ia devorá-lo. No canto da sala, o ratinho não tinha mais escapatória. Aí, o gato ia comê-lo. O que fez o ratinho? Começou a latir. Na hora que ele começou a latir, o gato fugiu. Então, moral da história: se ele não soubesse uma segunda língua, estava…

Bons estudos!