Alckmin discursa na inauguração do Hospital Santo Antonio

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo Metropolitano de São Paulo; o nosso estimado prefeito da capital, Gilberto Kassab; doutor Rubens Ermírio […]

qui, 22/03/2012 - 16h16 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo Metropolitano de São Paulo; o nosso estimado prefeito da capital, Gilberto Kassab; doutor Rubens Ermírio de Moraes, presidente da diretoria administrativa da Real e Benemérita Associação Portuguesa; cumprimentar o secretário do Estado da Saúde, o professor Giovanni Cerri; o secretário Municipal da Saúde, o doutor Januário Montone; o vereador, doutor Gilberto Natalini; Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo; Arnaldo Bartalo, superintendente do Hospital Santo Antônio; coronel Eduardo José Felix de Oliveira, subprefeito da Penha; monsenhor Carlos Calazans, pároco do Santuário da Nossa Senhora da Penha; Fernando Ramalho, presidente do Conselho Deliberativo da Real e Benemérita Associação Portuguesa; conselheiros e diretores; profissionais e colegas da área de saúde; amigas e amigos.

Dizer da alegria, doutor Rubens, de participamos aqui dessa inauguração! Dizer que o nome foi bem escolhido, porque vai começar pela maternidade, então tinha que ser um santo casamenteiro, Santo Antônio; e vai formar com São Joaquim e São José uma trindade maravilhosa em defesa da vida, da saúde, para ajudar a nossa população. E nós temos verificado ao longo dos anos que muitas entidades, até filantrópicas, vão saindo dos SUS. Porque a tabela do SUS, ela é tão pequena, mais tão… O prejuízo é tão grande que muitas entidades vão deixando de atender o SUS.

E a Beneficência Portuguesa faz exatamente o cumprimento dessa sua visão social: mantendo, inaugurando um novo hospital que vai ser um grande hospital, aqui na região 100% para atender de forma gratuita a população através do SUS e trazendo a excelência que é a Beneficência Portuguesa de São Paulo. Eu me lembro no meu tempo ainda de medicina, quando era vivo ainda o professor Zerbini, os avanços da cardiologia no país lá na Beneficência Portuguesa, então para nós uma grande alegria, trazer um abraço, transmito ao doutor Antônio e a dona Regina os nossos cumprimentos! O doutor Antônio Ermírio dedicou a sua vida inteira praticamente a Beneficência Portuguesa um hospital de mais de 100 anos. Aliás, nós temos uma boa tradição lusitana, porque a Santa Casa de Santos é de 1543, de Brás Cubas e esse modelo de entidades filantrópicas, nós herdamos desse belo modelo de Portugal, que são entidades que não são estatais, mas que não tem lucro, não visão lucro, são para servir a comunidade.

E hoje, a prioridade absoluta do Oiapoque até o Chuí, é saúde, e eu não tenho dúvida que em boa hora o hospital vai prestar excelentes serviços aqui a toda região da Penha e a nossa cidade de São Paulo.

Cumprimentar o doutor Rubens e toda a sua diretoria, cumprimentar o nosso prefeito Gilberto Kassab, Dom Odilo pela campanha da CNBB, que prioriza a vida e a saúde das pessoas, e dizer da nossa confiança, há uma dificuldade enorme de financiamento, mas de outro lado, há um avanço espetacular da ciência.

E a expectativa de vida subiu. Há 100 anos, a expectativa de vida média no Brasil era 43 anos de idade, hoje é 73. Em São Paulo já é 74,5. As mulheres seis anos a mais do que nós homens. Um dia desses fui aqui à Vila Prudente, uma entidade da terceira idade, prefeito, tinham umas 200 pessoas. Média de idade: 85 anos. Só mulher, os homens já tinham morrido todos. E expectativa de vida subindo. Quem passa dos 30 anos já vai para 80, porque sai da vulnerabilidade juvenil. Então, aumentando mais. Os estudos mostram que logo, logo, nós vamos chegar a 100 anos e as mulheres não morrerão mais.

Parabéns, ao Hospital Santo Antônio.