Alckmin discursa em inauguração do Hospital Infantil do Câncer de Barretos

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Saudar o nosso prefeito, anfitrião, médico pediatra, o Dr. Emanuel, ministro Alexandre Padilha, o anfitrião de todos nós aqui, Dr. Henrique […]

sáb, 24/03/2012 - 11h41 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Saudar o nosso prefeito, anfitrião, médico pediatra, o Dr. Emanuel, ministro Alexandre Padilha, o anfitrião de todos nós aqui, Dr. Henrique Prata e a Dra. Scylla Prata, quero saudar aqui toda a família. Dom Odilo, o nosso cardeal, Dom Rútilo, Dom Moacyr, autoridades aqui nominadas, amigas, amigos, professores da Universidade, uma grande alegria aqui.

É uma bela história, 50 anos, né? Começou aqui em Barretos uma sementinha com dois médicos abnegados e que se transformaram num centro de excelência em termos de pesquisa, de atendimento, de formação profissional, não só para o Brasil, mas para toda América Latina. [ininteligível], hoje vem para cá profissionais para aprender cirurgia laparoscópica de vários países, que virou grande centro de informação.

E mais um hospital, hoje inaugurado. Aliás, justa homenagem ao presidente Lula, como patrono, dando nome a esse hospital, e o Henrique é um guerreiro, um guerreiro. Ontem, eu estive em Cruzeiro, Santa Casa quebrada; vindo para cá a Santa Casa de Barretos, situação gravíssima; Santa Casa da Franca, gravíssima; Santa Casa de São Paulo deve mais 100 milhões. Nós vivemos a mais grave crise de financiamento da saúde brasileira. Este é o fato de que nós vemos aqui é que fruto da credibilidade, do Henrique Prata, que fruto da iniciativa privada e fruto da participação da sociedade, que se consegue erguer um hospital com essa qualidade, com essa excelência, 100% para atender o SUS.

Não é fácil esse trabalho; O prédio é mais simples, o duro é o custeio, o duro é manter funcionando. O Henrique deve acordar todo dia de manhã: “como é que eu vou conseguir esse mês mais R$ 3 milhões?”, todo mês para continuar atendendo 100% e com qualidade à população. É fruto, é um milagre permanente de São Judas e fruto de muita perseverança, muito trabalho, credibilidade, competência, equipe e generosidade do povo brasileiro. Isso é fruto do trabalho, da contribuição de tanta gente.

Uma vez eu ouvi, Henrique, uma historieta árabe, que dizia que o homem precisava de um amigo para que fosse dar a ele um depoimento perante o juiz. Primeiro amigo se negou; o segundo foi até a porta da casa do juiz e voltou, não entrou; o terceiro entrou e deu um belo depoimento para ele. Diz a história árabe, que o primeiro amigo são os nossos bens materiais, quando a gente morre, não servem para nada; o segundo amigo são os nossos amigos que vão até a sepultura, mas retornam, e não nos acompanham; o terceiro amigo são as coisas boas, que a gente faz na vida, com amor, para ajudar quem sofre, para ajudar quem precisa contribuindo de maneira generosa, essa obra é fruto desse amor.

Esse milagre aqui plantado em solo de Barretos é fruto, como disse muito bem o Henrique Prata, do amor de tanta gente. Parabéns. Persevere, continue a sua luta de guerreiro.