Alckmin discursa na inauguração do Terminal Metropolitano Taboão em Guarulhos

Guarulhos, 2 de maio de 2012

qua, 02/05/2012 - 15h23 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. Prefeito anfitrião, prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida; secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; deputado estadual Alencar Santana; nosso deputado Carlos Roberto; Joaquim Lopes, diretor-presidente da EMTU, na pessoa de quem quero cumprimentar toda a diretoria, funcionários, toda a equipe; Atílio André Pereira, secretário municipal de Transporte e Trânsito, do município; José Roberto Felício, presidente do Consórcio Internorte de Transportes, que gerencia as linhas de ônibus aqui da área; Pedro de Barros, diretor da empresa construtora, saudando todos os funcionários, trabalhadores, que aqui trabalharam; Coronel Antônio de Melo Belucci, comandante aqui do CPAM-7; vereadores aqui de Guarulhos; secretários municipais, presidentes de cooperativas, lideranças aqui da comunidade, amigas e amigos.

Olha, é uma grande alegria. Hoje, um dos principais problemas da metrópole… E nós vivemos na terceira maior megalópole do mundo, que é São Paulo. Só tem duas maiores do que nós, a Grande Tóquio, que tem 30 milhões de pessoas e a Grande Nova Deli, na Índia, que tem 21 milhões. Nós somos a terceira. A Grande São Paulo tem 20 milhões de habitantes. Na frente de Mumbai, na Índia, de Nova York, da Cidade do México, de Xangai. E o grande desafio é mobilidade urbana. E transporte coletivo, não individual, coletivo e de qualidade, por terra, mar e ar. Somando todos os modais: pneu, ferrovia, trilho, aerovia – o maior aeroporto aqui do país, da América Latina – integrando todos esses modais.

Então, hoje é um passo muito importante para Guarulhos e para São Paulo, que é aqui o terminal e o corredor exclusivo do ônibus. Para tornar a viagem mais rápida, mais confortável, mais segura e integrando os sistemas. Então, os ônibus das linhas municipais alimentam aqui, através do terminal Taboão, a linha intermunicipal para São Paulo. E um corredor exclusivo para ir depressa, para ter mais conforto, mais rapidez.

Hoje, nós estamos entregando o terminal Taboão. Foram R$ 14 milhões investidos nesta obra. Tem bicicletário, tem acessibilidade, tem todos os equipamentos necessários. Em junho, nós entregamos o terminal Cecap; em setembro, o corredor Taboão-Cecap integralmente pronto. Até setembro. Se puder entregar antes, melhor. Já está aberta a licitação, vai abrir agora 15 de maio, a licitação da obra do corredor entre Cecap até Vila Galvão. Um corredor grande.

E já estamos licitando o projeto para ligar Vila Endres até Tiquatira. Por que Tiquatira? Porque lá, na beira da Dutra, em Tiquatira, vai chegar a Linha-15, que é a Linha Branca do metrô, que nós já estamos licitando o projeto básico funcional. E esse corredor, Vila Galvão, chegará em Tucuruvi, integrando também com o Metrô, com a Linha Norte-Sul do Metrô em Tucuruvi. E esse corredor passa por Cecap, Terminal Zezinho Magalhães, vai integrar com o Expresso Guarulhos, Expresso Aeroporto, que nós vamos licitar a obra ainda este ano, e esperamos começar já no início do ano que vem, o trem, saindo do Brás, Tatuapé, Engenheiro Goulart, Cecap e Aeroporto. É a Linha-13 da CPTM, é uma linha exclusiva vindo para cá, para Guarulhos, para o Aeroporto, e ela vai, a Linha Jade, integrar com esse corredor de ônibus também lá na Cecap.

Então, são investimentos importantes, unindo os ônibus da cidade nos terminais alimentadores, os terminais adequados, os corredores de ônibus para ganhar velocidade e integrando com o trem e com as linhas de metrô, que já vão se aproximando da área urbana de Guarulhos.

Nós queremos todos os aeroportos ligados por transporte metro-ferroviário. Aqui no aeroporto de Guarulhos, o trem e ainda logo, logo o TAV, o trem de alta velocidade. Mas já teremos, já, até 2014, o Expresso Aeroporto, o trem. Aeroporto de Congonhas, linha-17, já está em obra, que é o monotrilho, ligando o aeroporto de Congonhas com Jabaquara, metrô; e com Morumbi, CPTM, Linha-9. Então, integrando os dois aeroportos, ninguém precisa ir de carro para o aeroporto. Quem conhece outros aeroportos, vê que os estacionamentos são pequenos, porque ninguém vai de automóvel para o aeroporto

Aqui em Cumbica… Meu filho mora no México. Um dia desses, Almeida, eu fui levar o meu filho, me despedir dele, isso há uns dois anos. Deixei o carro. E para achar o carro? Dificílimo, porque aquilo é gigantesco, porque não tem como chegar. Se você tiver um trem, um trem de alta velocidade, ou metrô, ninguém vai usar carro. Carro é problema. Onde estaciona? Não tem onde parar. É caro. Nós queremos que o ônibus ande mais depressa, por isso o corredor exclusivo.

O José Saramago dizia que toda grande obra é fruto de muitas mãos, é um trabalho coletivo. Então, eu quero aqui destacar esse trabalho coletivo, do Governo do Estado, do município de Guarulhos. Agradecer ao Jurandir Fernandes, à sua equipe, a gente vê o entusiasmo. Agradecer ao prefeito Sebastião Almeida, dizer que nós vamos trabalhar para integrar os bilhetes, que é o Bom, que é o Bilhete Metropolitano, para a pessoa poder, com um cartão só, utilizar o ônibus municipal e intermunicipal. Sempre nós temos o problema da partilha do recurso para não desequilibrar os sistemas, mas para isso temos bons engenheiros e economistas aí, para terem uma boa solução. Para a gente, através do cartão, integrando os sistemas, ter um bilhete metropolitano, um bilhete que você pode usar na sua cidade e pode usar na EMTU, no transporte de qualidade.

Eu queria agradecer ao Joaquim, ao time da EMTU. Estou vendo aqui o Evandro Losacco, o pessoal todo da EMTU. Cumprimentar aqui toda a equipe. Agradecer aos nossos deputados. Está aqui o Alencar Santana. Está aqui o Carlos Roberto. Queria agradecer aos vereadores. Diz que vereador em Guarulhos é senador, não é? Cidade grande não tem vereador, tem senador, não é? Agradecer aqui, cumprimentar aqui toda a população. E dizer que, se Deus quiser, então, hoje entregue o terminal Taboão. Então vamos recapitular: em julho, o terminal Cecap. Vamos ver se até lá a gente já tem notícia do cartão. O cartão eletrônico. Depois, em setembro, o corredor Taboão/Cecap. Esse só eu venho inaugurar. Porque sou o único que não sou candidato, viu? Ninguém pode aparecer aqui. Vou inaugurar sozinho aqui. Depois, no fim do ano, a licitação do Cecap até Vila Endres e Vila Galvão. Aí já é obra. Já é obra, início de obra. Depois a licitação de Vila Endres até Tiquatira. Obra também em… Julho já começa a pré-qualificação para a obra. E no fim do ano lançamos o edital do expresso, do trem Cecap/Aeroporto, que depois, nessa segunda etapa, irá para Vila São João, que é depois do aeroporto.

Enfim, um conjunto de trabalhos importantes. Essas coisas infelizmente são caras. Só o trem, só o expresso com essas estações, vai dar R$ 1,2 bilhão. Então, são obras de valores importantes, mas obras estruturantes, que vão beneficiar muita gente, quem mais precisa. Vai ficar mais fácil de São Paulo poder vir pra Guarulhos. E de Guarulhos poder ir para São Paulo. As cidades estão conurbadas. A pessoa mora em uma cidade, trabalha na outra. A namorada é de uma cidade, o namorado é de outra. É uma grande metrópole. E cujo grande desafio é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Eu estava vendo um artigo, um dia desses, de saúde. Meu hobby é ler, às vezes, no fim de semana, matérias de saúde. E era sobre estresse, o mal que o estresse faz para o corpo humano. Você viver tenso, adrenalina, noradrenalina no sangue, o que isso estraga a saúde, prejudica. Então, causas de estresse são a ansiedade, a correria… Tem muita coisa na agenda, não cabe tudo, eu não consigo cumprir, estou atrasado… E você vai ficando estressado. Aí relata Venezuela, Caracas. As pessoas tinham que sair de casa às seis da manhã para trabalhar, muito carro. Isso é no mundo inteiro assim. Na minha cidade, Pindamonhangaba, tem congestionamento. Um dia desses, eu fui lá no sábado, travou, dia de mercado, dia de compra, de feira, travou o centro da cidade. Então, seis horas da manhã, não dá mais. Aí, também não chega em casa cedo, começa a chegar às nove da noite. Aí tem que sair às cinco da manhã. Aí chega em casa às dez da noite… Aí a pessoa começa a dormir menos, e começa a estragar a sua saúde. Prejudica a segurança. Trânsito travado facilita a ação de bandidos. Então, a mobilidade urbana melhora a qualidade de vida, melhora a segurança, melhora o lazer, atrai investimento, porque a coisa flui, você tem eficiência. Então, ela tem múltiplos benefícios para a população. Parabéns a todos!