Alckmin discursa ao assinar decreto que beneficia abatedouros de aves

Palácio dos Bandeirantes, 2 de julho de 2012

seg, 02/07/2012 - 16h53 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Uma alegria recebê-los. Cumprimentar a secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi; secretário da Fazenda, Andrea Calabi; secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, deputado Edson Giriboni; ex-secretário de Agricultura, deputado federal Duarte Nogueira; deputados estaduais, o Vitor Sapienza, aqui representando o presidente da Assembleia; deputada Maria Lucia Amary; nosso deputado Antônio Carlos Pannunzio; Dr. Fábio Meirelles, presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, a Faesp; Érico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura, a APA; João Sampaio, nosso querido ex-secretário de Agricultura; prefeitos – e a importância do setor está aqui bem retratada pela presença da geografia aqui de São Paulo: Guapiaçu, Maria Ivanete; Bastos, a Virginia Fernandes; Taquaritinga, José Paulo Delgado; Arealva, Dr. Elson; Boituva, Assunta Maria Gomes; Cesário Lange, Ramiro de Campos; Ipiguá, Efraim Garcia Lopes; Campina do Monte Alegre, Zé Ferreira; Itapuí, José Saggioro; Laranjal Paulista, o Heitor Camarim; Pereiras, o Betinho; Quadra, Carlos Vieira de Andrade; Pirangi. Brás de Sarro; São Miguel Arcanjo, Antônio Mossin; Tatuí, nosso querido sempre deputado, o Luiz; Bofete, o Claudécio José; Guareí, José Pedro; Capão Bonito, o Júlio; Santa Adélia, o Marcelo Hercolin; Itapetininga, o Roberto Ramalho; Capela do Alto, Marcelo; Pilar do Sul, Antônio José Pereira; Conchas, Adriana e Sorocaba, o Vitor Lippi. Vice-prefeitos, secretários, vereadores, presidentes de sindicatos, associações; Araújo, que preside a Federação dos Trabalhadores da Alimentação do Estado de São Paulo, sindicalistas aqui presentes, produtores, amigas e amigos.

Esse é um setor extremamente importante: muito emprego, mão-de-obra intensiva, uma belíssima alternativa para a pequena propriedade, um setor integrado aqui em São Paulo, alimentos da melhor qualidade. Frango é carne branca, extremamente recomendada sob o ponto de vista de saúde. O ovo é um dos mais completos e perfeitos alimentos que nós temos. Eu li um artigo, um dia desses, de um jornalista, dizendo que há uns dez, quinze anos atrás, diziam que ovo não era bom para colesterol, aí o ovo foi condenado. Agora, há poucos anos, foi absolvido, disseram: “Olha, tudo mentira, o ovo é ótimo”. Ele falou: “Eu fiz a conta, quatro anos sem comer ovo frito, perdi 1.458. Quem vai me indenizar esse prejuízo irreparável?”

E um setor duro. Eu já fui granjeiro, pequeno, criava pintinho e frango, cheguei a ter 300 frangos na granja, de corte. No meu tempo levava 90 dias para o abate. Hoje são quantos dias? 42. Olha a diferença da genética e da tecnologia. Setor extremamente importante. O Brasil precisa ter política agrícola para evitar esse sobe-e-desce. Agora, laranja, problema. Feijão aumentou 70% o preço, 70%. Então, é uma gangorra. Para isso se deve ter política agrícola, para evitar essas grandes oscilações, que são muitas duras para quem produz e também para quem consome.

Nós estamos autorizando um crédito de ICMS de 5%, a partir do dia 1º de junho, para o abate, para os abatedouros de São Paulo e produtores de São Paulo. Então, terão um crédito de 5% de ICMS. A Mônika relatou aqui a questão da sanidade animal. Nós estivemos lá em Bastos, lançando a vacina recombinante. E vamos trabalhar, sim, na questão do crédito. Nós temos o FEAP, para o pequeno, e podemos ter a Agência Nossa Caixa Desenvolvimento para o médio produtor avícola, para a gente poder dar condições de modernização de um setor extremamente importante do ponto de vista social e do ponto de vista econômico. E a sensibilidade dos nossos prefeitos, prefeitas, lideranças municipais, tendo em vista a importância, nas suas cidades, desse setor.

Quero aqui agradecer ao Dr. Calabi, à sua equipe lá da arrecadação tributária; Dr. Cabrera, toda a equipe aí da Fazenda. Agradecer à Dra. Mônika, todo o pessoal da Agricultura. Agradecer aos nossos parlamentares, aqui, todos presentes, que trabalharam, tanto na área federal, o Nogueira, como os nossos deputados estaduais Maria Lúcia, o Giriboni, o Vitor Sapienza, que lutaram muito para isso.

Agradecer nossas lideranças da Agricultura. Dr. Fábio Meirelles, que esteve conosco aqui na semana passada, quando nós lançamos o programa de regularização fundiária da região do Pontal do Paranapanema, de Presidente Prudente. Agradecer o Érico Pozzer, cumprimentando todos os produtores. E dizer que eu não quero, Luiz Gonzaga Vieira, não quero cantar de galo, mas nós vamos nos empenhar. Ovo, nós já somos o primeiro do Brasil, mas, frango, nós vamos recuperar e fazer crescer, porque é um setor essencial. Indo bem a avicultura, vai bem a cidade, vai bem o comércio, vai bem a indústria, vão bem os serviços. Parabéns a todos.