Alckmin discursa durante inauguração do AME em Ituverava

Ituverava, 13 de junho de 2012.

sex, 13/07/2012 - 17h07 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar o nosso presidente da Assembleia Legislativa, embaixador de Ituverava, amigo, deputado Barros Munhoz, prefeito de Ituverava o Mário Matsubara, Dona Delfina Maeda Matsubara, presidente do Fundo Social de Solidariedade, os familiares do nosso patrono, Comendador Takayuki Maeda, homenageado aqui com o nome desse belíssimo AME, Tomie Maeda, sua filha Célia Maeda Yegami, o Jorge Yegami, o Jorge Maeda, todos os seus familiares, secretário da Saúde professor Giovanni Cerri, casado com a sua esposa, a família, seu avô, seu pai aqui de Ituverava. Deputado Silvio Torres, secretário do Estado da Habitação, prefeito da Franca, Sidney Franco da Rocha, presidente do Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana, o COMAM. Cristais Paulista, o Hélio, Sales de Oliveira o João Jeremias Garcia Neto, Ipoã, o Itamar, Doutor Pio, presidente da Santa Casa de Misericórdia que é a nossa OS, que administra aqui o AME. A Cláudia Carreira Frata, administradora da Santa Casa, Carina Gonçalves Lopes, coordenadora administrativa do AME, coronel Paulo Eduardo Juliani, Sargento Dias, do Tiro de Guerra, professor Marcelo Inácio da Silva, diretor da ETEC, Doutor Luiz Inácio Borges, presidente da OAB, Paulo da Luiz Leão, presidente da Fundação Educacional, Vânia Gomiero, coordenadora do Centro de Convivência da Melhor Idade, Padre Vilmar Volpato, paroco da Igreja Nossa Senhora do Carmo, nosso maestro José Matias, nossos músicos, vereadores, secretários, corpo clínico, colegas da área da saúde, funcionários do AME, lideranças da comunidade, amigas e amigos. Uma grande alegria.

Esse AME é um dos maiores do estado de São Paulo, são 19 especialidades. Vai beneficiar Ituverava e mais 11 municípios do entorno, uma região de 260 mil habitantes. Vai melhorar a resolutividade das UBSs, das Unidades Básicas de Saúde. Precisando de um especialista nós teremos aqui. Nós teremos cardiologia, cirurgia, cirurgia vascular, dermatologia, endócrino, gastro, ginecologia e obstetrícia, infectologia, mama, nefrologia, neuro, oftalmo, ortopedia, otorrino, pneumo, protologia, reumato e urologia. Equipamentos de radiologia, ecocardiografia, espirômetro, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, esteiras ergométricas. Enfim, extremamente bem equipado para dar resolutividade. Então, vai ajudar o atendimento primário.

Precisamos de especialidade, atender a região aqui, com a hora marcada, com qualidade, padrão excelência, tudo de graça e ajuda a desafogar os hospitais da região. Porque muitas pessoas procuram o hospital e já vai resolver aqui no AME. E temos aqui uma grande parceria com a Santa Casa, que é um exemplo de uma instituição bem administrada, servindo aqui a comunidade. Além da parte médica, nós vamos ter serviço social, nutrição, psicologia, enfermagem e reabilitação, equipes multiprofissionais. Aqui foi investido 5,7 milhões do Estado em obra física e equipamento e o mais caro é sempre saúde, o custeio. Nós vamos investir, esse ano, 4,7 milhões e deverá ser o ano que vem perto de sete milhões de reais para atender bem aqui a nossa população.

O Mário Matsubara, o prefeito, falava do tripé: educação, saúde e saneamento. Educação, a Etec, uma belíssima escola técnica que, quando secretário do governador Serra, tive a oportunidade de atender o Barros Munhoz, nosso presidente, o prefeito e hoje nós temos aqui uma ótima escola técnica atendendo aqui a comunidade. E o saneamento básico, Ituverava é das poucas cidades do Brasil, 300%: 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado com a estação de tratamento de esgoto.

Aqui também tivemos a vicinal lá que vem do aeroporto, o Silvio Torres está aqui conosco, o secretário da habitação. Vamos ter 260 casas da CDHU para as famílias poderem sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria. Com o saneamento básico acabou aquela proibição de fazer conjuntos habitacionais, 200 mil para o PEM, que é o programa de melhoraria nas áreas habitacionais. E temos também aqui o Via Rápida que começa agora em agosto. Quem quiser fazer curso rápido, de um mês, a gente paga R$ 330,00 se a pessoa tiver desempregada e não tiver recebendo o seguro desemprego, para ela se qualificar para o mercado de trabalho.

É uma grande alegria estarmos juntos, quero agradecer ao nosso presidente da assembléia. Vocês têm um Ituveravense craque, trabalhador, que é o Barros Munhoz. Aliás, a gente ver a paixão do Barros por Ituverava, porque ele veio de São Paulo até aqui dando uma aula da região, falando das necessidades e da conquistas. Agradecer ao professor Giovanni Cerri, esse é o 48, nós inauguramos o 47º em Catanduva, na semana passada. Aliás, esse é um dos maiores porque tem 19 especialidades, o segundo da região, porque nós inauguramos, no ano passado, em Franca. Então, é o segundo AME aqui da região. O que vai ajudar muito na saúde da população.

Agradecer o secretário Silvio Torres, nosso secretário da habitação. Aqui também, além das 260 casas, já está em licitação a Vila Dignidade. São 24 casas só para pessoas de mais idade, ela fica na casa enquanto viver. Então, é uma vila totalmente adaptada, tem centro comunitário, têm atendimento às pessoas de idade. A casinha é dela! Enquanto ela viver, está garantida lá a casa. Não paga nada, e é voltado aos idosos. Mas muito bem concebido, com muito carinho, então um trabalho muito bonito. E agradecer ao nosso prefeito Mário Matsubara. Vocês têm um prefeito que trabalhou viu, suou a camisa aí os oito anos.

Tolstói, dizia que a verdadeira vocação de cada homem e de cada mulher, é servir as pessoas, é servir a uma outra pessoa, servir ao próximo. Nós todos estamos aqui hoje para servir as pessoas. E não há uma maneira mais bonita de servir as pessoas do que ajudando na sua saúde. Então aqui estão os melhores profissionais, que vão se dedicar para poder servir da melhor forma a quem está precisando, e com muito otimismo. Se a gente for verificar o nosso tempo, quais são as grandes conquistas? Uma tecnologia de informação. Quem é que tinha um computador há 30 anos? Ninguém tinha. Quem é que tinha um celular há 20 anos? Ninguém tinha, e quem tinha se caísse no pé, quebrava o pé, por que era um tijolo. É fantástico! Mudou o mercado de trabalho, nossas bivós, quantas profissões tiveram? Três? Quatro? Hoje as mulheres tomaram conta do mercado de trabalho. Mas eu diria que a mudança mais importante, foi a mudança demográfica, as pessoas estão vivendo mais e com melhor qualidade de vida.

Antigamente a pessoa com 50 anos era idosa, depois 60 era idosa, hoje está empurrando. Quem é que é idoso? Exatamente! É quem tem pelo menos 10 anos a mais do que nós. Para quem tem 40 quem tem mais de 50. Para quem tem 50, é quem tem mais de 60. Para quem tem 70. Vai sempre empurrando. E a expectativa de vida está subindo. No século passado era 43 anos a expectativa de vida média, hoje em São Paulo, é 75, as mulheres é mais de 80. Quem passa dos 30 é mais de 80, por que sai da vulnerabilidade juvenil. Morre muito jovem em fim de semana em moto, carro, causas externas e a curva está subindo. Duas boas notícias: Logo, logo nós vamos passar de 100 anos de idade. E a melhor notícia: As mulheres não morrerão mais.