Alckmin discursa na inauguração do Ciretran Guarulhos

Guarulhos, 23 de julho de 2012.

seg, 23/07/2012 - 12h54 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Quero saudar o secretário Júlio Semeghini, secretário de Planejamento; deputado Davi Zaia, secretário de Gestão Pública; deputado estadual, Alencar Santana; secretário municipal de Governo, João Roberto Rocha Moraes; Andrea Schmidt, coordenadora junto do Detran. O Nilton Santos, que é o delegado, André Cosentino, diretor de serviços ao cidadão da Prodesp. Maria Auxiliadora Montenegro, gerente aqui do Poupatempo Guarulhos. Osvaldo André Ferreira, diretor aqui da Ciretran de Guarulhos. Funcionários aqui da Ciretran, do Poupatempo, representantes de associações, sindicatos, usuários aqui do serviço. Quero dizer da alegria de poder rever aqui o Ari Mariano. O Ari Mariano ele foi prefeito de Eldorado, no Vale do Ribeira, junto comigo, em 1976. E olha que não era nem careca naquele tempo. Ele tem um filho que é médico aqui em Guarulhos, então, de vez em quando ele vem aqui a Guarulhos, ele foi um grande prefeito de Eldorado. Fiquei feliz em revê-lo Ari Mariano.

Hoje, nós estamos entregando aqui o novo Detran. Tudo que é verde aqui dentro do Poupatempo é a nova sede do Ciretran aqui de Guarulhos. São 133 funcionários, muito bem treinados, muito bem qualificados para a gente oferecer um serviço rápido e eficiente. Vamos passar de 1.200 para três mil atendimentos/dia para a população. Teremos a média de sete minutos o prazo de atendimento.

Aqui hoje, começa um serviço novo no Estado, que é o exame para a carteira de habilitação, não mais no papel, mas informatizada. Isso diminui a possibilidade de fraude, a pessoa pode fazer exame na hora que ela quiser. Ela chega, senta e faz o exame e a correção também é automática e muito mais depressa.

Esse é sexto novo Detran, dois na capital como disse o Júlio e a Vera – Armênia e Interlagos; dois no interior – Americana e Aparecida; um na grande São Paulo, São Bernardo do Campo, e agora o segundo na grande São Paulo, Guarulhos. E, na semana que vem o sétimo já nesse padrão, que será Limeira, no interior de São Paulo. Serviço rápido, eficiente, ganhando tempo das pessoas. E, na medida que passou para o Poupatempo, da Secretaria de Gestão, nós vamos liberando a polícia.

Já liberamos 500 policiais. Só em São Paulo eram 400 policiais e hoje são 120, já foram liberados 280 policiais. Aliás, saindo daqui, nós estamos indo até o Batalhão da Polícia Militar, porque Guarulhos recebe hoje mais 180 soldados, policiais militares para reforçar o policiamento aqui da cidade. E recebeu, mês passado, 87 investigadores. Nós estamos nomeando, mês que vem, 200 delegados. Então, um reforço nos investigadores, reforço nos delegados da Polícia Civil, e 180 PMs a mais. A partir de hoje, eles estarão tomando posse agora, às 11h, lá no Batalhão da Polícia Militar.

Eu quero aqui agradecer, cadê o Osvaldo? O Osvaldo vai ser o gerente aqui dos 133, a maioria mulheres, ele vai ter um reinado entre as mulheres. Caprichem para atender bem as pessoas, com rapidez, com eficiência, que a nossa tarefa é servir as pessoas. Servir com honestidade, servir com eficiência e com rapidez para facilitar a vida da população.

A nossa gerente aqui é a Maria Auxiliadora, dirige aqui o Poupatempo, um dos grandes Poupatempos de São Paulo, Guarulhos é a segunda maior cidade, depois só da capital. Então, um trabalho muito importante aqui do Poupatempo. Agradecer a Vera e a sua equipe. Próxima agora é Limeira, então teremos nesse novo padrão. E a população ganha de um lado, que vai liberando a polícia, vai saindo do Detran. E, do outro lado, vai passando para o padrão Poupatempo. Agradecer ao Julio Semeghini, que é o nosso Steve Jobs, craque na área de tecnologia da informação, trabalhou no tempo do Mário Covas, dirigiu a Prodesp, e hoje é responsável, como secretário, pela área do Detran. Agradecer ao Davi Zaia, o nosso secretário de Gestão Pública, onde está o Poupatempo, que é um dos serviços mais bem avaliados do Estado. Muito obrigado, Davi Zaia. Agradecer ao deputado Ricardo Santana, transmite ao prefeito o nosso agradecimento pela parceria aqui com a Prefeitura de Guarulhos. Mas, especialmente, deixar um abraço aqui ao nosso time de craques e para a gente poder servir bem a população.
Parabéns a Guarulhos.
Grande abraço!