Revista Unesp Ciência revela projeto de regeneração da Floresta Amazônica

Trabalho coordenado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp em Jaboticabal trouxe à vida áreas degradas de Floresta em Rondônia

seg, 05/11/2012 - 13h51 | Do Portal do Governo

A edição eletrônica da revista Unesp Ciência deste mês traz como matéria de capa, um projeto que regenerou áreas da Floresta Amazônica que haviam sido degradadas pela mineração. O trabalho foi coordenado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp em Jaboticabal, com apoio da Fapesp.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Iniciado em 1999, o objetivo do projeto era a recomposição do solo e o reflorestamento de áreas que durante décadas foram desfiguradas pela exploração de cassiterita, minério do qual se extrai o estanho. As minas desativadas na Floresta Nacional (Flona) do Jamari, em Rondônia, ostentam agora uma mata jovem, bem encorpada, com árvores de até 10 m de altura e sombra generosa.

ASSISTA AOS VÍDEOS
Biblioteca de São Paulo oferece muito mais do que livros
A memória paulista mora no Arquivo Público e deve ser visitada     

O aprendizado e o sucesso obtidos pelos pesquisadores da Unesp em Rondônia serão fundamentais para outras localidades da Amazônia, onde a exploração da cassiterita brasileira está concentrada. Para ver essa e outras matérias da edição de novembro da revista Unesp Ciência, acesse o site: http://www.unesp.br/revista.

Do Portal do Governo do Estado