Leia na íntegra o discurso de posse do novo Secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira

Durante posse, Grella se comprometeu a empreender um trabalho de aperfeiçoamento do programa de segurança pública já em curso

qui, 22/11/2012 - 18h51 | Do Portal do Governo

Agradeço o excelentíssimo Senhor governador do Estado pela confiança em mim depositada, confiando-me o cargo de Secretário do Estado e as atribuições relacionadas à Segurança Pública. Orgulha-me Senhor governador, a perspectiva de integrar a sua equipe de trabalho.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Presto minhas sinceras homenagens àquele que, por vários anos, esteve à frente das pastas da Secretaria da Administração Penitenciária e da Segurança Pública, o meu colega de Ministério Público, Dr. Antônio Ferreira Pinto. Dr. Ferreira sua seriedade e competência são inquestionáveis e os trabalhos desenvolvidos já beneficiaram São Paulo e seu povo de modo definitivo. Cumprimento-o pela enorme capacidade de trabalho já demonstrada.

Aproveito para externar as minhas homenagens ao Ministério Público e aos seus membros, a rica experiência profissional acumulada nas quase três décadas de atuação no Ministério Público e o privilégio de ter sido Promotor, Procurador e Procurador-Geral de Justiça por dois mandatos, seguramente em muito me auxiliarão. Desde já convido todos a empreendermos juntos, um amplo trabalho, trabalho de aperfeiçoamento do programa de segurança pública já em curso e que produziu em São Paulo, na última década, resultados altamente positivos.

Os investimentos, a constante capacitação dos nossos profissionais, a contínua valorização das carreiras policiais e o enfrentamento destemido da violência terão continuidade. A missão que foi confiada pelo Senhor governador não é outra, senão a de aplicar inovações a este programa em desenvolvimento, a de introduzir novas formulas de atuações exigidas pelo momento atual.

Esse objetivo só será alcançado com aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência, com a participação da sociedade civil organizada e com a atuação conjunta e a permanente troca de conhecimento entre as polícias: Militar, Civil e Científica. As instituições policiais terão em mim o primeiro aliado na defesa permanente da valorização das carreiras policiais do Estado de São Paulo. Essas instituições policiais fizeram muito por São Paulo, competentes, destemidas e valorosas, são motivo de orgulho!

O policial simboliza o Estado 24h por dia, 7 dias por semana. Por isso, costumo dizer que a farda e o distintivo dos policiais são, na verdade, a sua pele. Saibam todos, o Estado de São Paulo será sempre o primeiro a homenagear e a defender o bom policial, para que ele possa proteger a sociedade. O crime organizado não respeita fronteiras, ataca pelas costas de forma covarde, é insidioso e corrosivo. A única forma de combatê-lo é com planejamento, inteligência e capacidade de atuação concorrente de todos os entes que compõem a federação.

Também é preciso desfazer a noção equivocada de que o combate firme ao crime e o respeito aos Diretos Humanos são excludentes. Não o são. Não pode se tolerar a omissão do Estado, mas não se pode aceitar, sob qualquer fundamento, a violação dos direitos fundamentais e das liberdades públicas. A boa ação é a que combina o irrestrito respeito aos Diretos Humanos e ação efetiva do Estado, seja no campo preventivo ou no campo repressivo dos ilícitos penais.

O objetivo é bastante claro e definitivo: manter a segurança pública no rol das políticas públicas, promovendo a cidadania e combatendo o crime e a violência. Por isso, confiou-me o Senhor governador do Estado, a tarefa de empreender doravante a política de segurança, priorizando a atuação policial a partir do conhecimento ou da inteligência e com a integração com outros Estados da Federação, com os Municípios, com a União, levando assim adiante um projeto de governo que almeja confiar ao povo de São Paulo melhores e mais dignas condições de vida social.

O trabalho integrado com a Secretaria da Administração Penitenciária, o comando seguro das nossas polícias, a relação próxima com a sociedade civil organizada, a certeza de que contaremos sempre com a intervenção positiva do Poder Judiciário e com as contribuições próprias do Ministério Público, nos conferem a confiança necessária para levarmos adiante essa grave missão.

O tempo é de trabalho. Presto as minhas homenagens aos nossos policiais: civis e militares, a todos que integram o grande aparato que compõe a Segurança Pública do Estado de São Paulo e agradecendo novamente, o Senhor governador, convido-os a conosco empreenderem essa jornada que só trará benefícios ao povo de São Paulo. Que Deus nos abençoe e nos proteja sempre. Muito obrigado.

Do Portal do Governo do Estado