SP aumenta número de leitos para dependentes químicos no Estado

Nesta terça, 26, a capital ganhou 20 novas vagas para sexo masculino acima de 18 anos

ter, 26/02/2013 - 12h58 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo completou nesta terça, 26, 910 leitos para tratamento de dependentes químicos em clínicas próprias ou serviços contratados. Só nos últimos dois anos foram criadas 665 vagas. Hoje, o governador Geraldo Alckmin entregou 20 novos leitos gratuitos exclusivos para pessoas do sexo masculino acima de 18 anos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

As vagas foram disponibilizadas no Caism (Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental) “Dr. David Capistrano da Costa Filho”, da Água Funda. “Estamos reunindo todos os esforços e hoje mais um passo, com 20 leitos no Caism da Água Funda”, afirmou Alckmin.

O secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, disse que a procura por tratamento surpreendeu. “E é por isso que estamos aumentando o número de vagas e buscando assistência desses dependentes em outros lugares, e articulando com as prefeituras também”, informou.

Segundo o governador, o Estado vai ultrapassar a meta de 1,2 mil leitos até 2014. “Há necessidade e infelizmente é um quadro epidêmico. Frente a uma doença crônica é preciso haver acompanhamento e por isso estamos reunido oito secretarias e trabalhando com as famílias”, destacou.

Cratod

Alckmin apresentou um balanço atualizado dos atendimentos no Cratod (Centro de Referência de álcool, tabaco e outras drogas). Desde o início do plantão, que conta com um juiz, um advogado e um representante do Ministério Público para avaliar a necessidade de internação compulsória ou involuntária de dependentes químicos, foram 10.397 orientações via telefone.

De 21 de janeiro, quando começou o plantão, até agora, 2.161 pacientes receberam acolhimento e 274 internações foram realizadas, das quais 17 involuntárias (que requer a participação da família) e 257 voluntárias, fruto do convencimento do trabalho das equipes de saúde.

“[O plantão no Cratod] acendeu uma esperança em muitas famílias, que por falta de recursos procuram o serviço do Estado. A demanda é muito grande, há que se enfrentar o problema”, afirmou o governador.

Do Portal do Governo do Estado