Dias quentes exigem cuidados como hidratação e alimentação saudável

Para o doutor Arnaldo Lichtenstein, clínico-geral do Hospital das Clínicas de São Paulo, o principal cuidado é com a ingestão de líquidos

qua, 27/02/2013 - 17h59 | Do Portal do Governo

Os dias quentes do verão brasileiro, que se estende entre os meses de dezembro e março, são propícios ao lazer em praias, piscinas e atividades ao ar livre. Mas algumas precauções como hidratação, alimentação saudável, entre outros cuidados, devem ser adotados para aproveitar este período.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Para o doutor Arnaldo Lichtenstein, clínico-geral do Hospital das Clínicas de São Paulo, o principal cuidado é com a ingestão de líquidos. “Acabamos nos repetindo, mas a ingestão de líquidos é muito importante. Idosos não sentem tanta sede e alguns não têm quem os lembre de tomar líquidos. É preciso acompanhá-los, assim como às crianças”, afirma.

O clínico-geral revela que o ar-condicionado dentro de casa pode tornar o ar seco. Por isso, pessoas com problemas de rinite e sinusite, entre outras doenças respiratórias, devem utilizar um nebulizador para umedecer os ambientes. Outra dica é evitar grandes quantidades de banhos. “Tomar três banhos por dia pode ressecar a pele. O ideal é tomar banhos rápidos e com pouco sabonete, de preferência neutro”, lembra o médico.

O médico alerta ainda para os cuidados com a exposição ao sol. “É bom tomar banhos de sol, mas a exposição contínua pode causar sérios problemas. O ideal é utilizar protetores e bloqueadores solares”, explica. Ainda segundo o clínico-geral, em dias quentes, deve-se evitar usar roupas muito pesadas, principalmente durante o horário de trabalho. Outra dica importante é quanto à alimentação. Para o doutor Arnaldo Lichtenstein, a prioridade é para “alimentos mais leves, que contenham muita água, como verduras, legumes e frutas”, evitando comidas pesadas, que contenham gorduras, frituras e carnes.

Do Portal do Governo do Estado