SP disponibiliza milhares de documentos da ditadura militar

Imagens de fichas, prontuários e dossiês estão disponíveis no Portal Memória Política e Resistência

seg, 01/04/2013 - 13h07 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado lançou nessa segunda-feira, 1º, o portal “Memória Política e Resistência”, que disponibiliza o acervo da Deops-SP (Delegacia Estadual de Ordem Política e Social), do Departamento de Comunicação Social e do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) e fichas provenientes da Delegacia de Ordem Política e Social de Santos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O material inclui 274.105 fichas digitalizadas, 12.874 prontuários e 39.996 fichas do Deops de Santos. O governador salientou a importância do arquivo digitalizado para as universidades, pesquisadores e publico em geral.

ASSISTA AO VÍDEO
A memória paulista mora no Arquivo Público e deve ser visitada 

“As pessoas podem ter acesso de casa, não tem nenhuma senha, é tudo público. É muito importante no sentido de transparência e de informação, para as famílias das vítimas do período da ditadura”, disse o governador Geraldo Alckmin.

A publicação online do material foi possível graças a verbas provenientes de editais da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do Ministério da Justiça (projetos Marcas da Memória) e da Casa Civil da Presidência da República (projeto Memórias Reveladas).

A previsão é que até 2014, 154.000 fichas nominais e 2.331 dossiês temáticos da Delegacia Especializada de Ordem Social devem estar prontas para serem publicadas.

“Políticas de direitos humanos é politica de Estado, ela está acima de governo ou de sigla partidária, é o compromisso de São Paulo”, destacou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado