Entenda a ampliação do programa de combate ao crack na capital

Governo do Estado e prefeitura de São Paulo assinaram convênio para aprimorar e qualificar o atendimento aos dependentes e seus familiares

sex, 26/04/2013 - 14h01 | Do Portal do Governo

O convênio firmado nesta sexta-feira, 26, entre o Governo do Estado e a prefeitura da capital amplia e aprimora o atendimento a dependentes químicos na cidade. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) passa a resgatar dependentes para serviços de saúde. Pioneiro no país, o Samu para álcool e drogas terá equipamentos devidamente capacitados para o atendimento psiquiátrico de urgência, além da Central Reguladora com call center. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Haverá ainda a ampliação do número dos Caps Ad III (Centros de Atenção Psicossocial -Alcool e Drogas), que são os que funcionam 24 horas. e das Unidades de Acolhimento e Residência Terapêutica Especiais. Além disso, também serão implantados 16 consultórios de rua. Abordagem social de dependentes químicos no bairro da Luz também será intensificada.

Outra mudança é a descentralização do atendimento inicial aos dependentes e de seus familiares. Os Caps Ad serão responsáveis pelo acolhimento dos pacientes e avaliação de seus quadros clínicos específicos de dependência, situações de risco e necessidades de tratamento e encaminhamento, além do projeto terapêutico. As unidades também vão receber e acolher os familiares, independentemente da presença do paciente. Se houver necessidade, serão feitas visitas domiciliares para avaliar e acompanhar o tratamento ou o encaminhamento do usuário para outros serviços.

A parceria também prevê que, no caso de dependentes em situação de rua, as equipes de consultório de rua da prefeitura, os agentes de proteção social e os agentes comunitários de saúde farão a abordagem com objetivo de direcionar a pessoa a um serviço de saúde ou incluí-la em políticas sociais e de resgate de cidadania. Estas equipes terão acesso aos recursos de assistência social do Ministério Público e também poderão acionar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, por meio da Unidade Social e da Unidade do Centro de Integração da Cidadania instaladas no Cratod (Centro de Referência de Tabaco, Álcool e Outras Drogas)

Do Portal do Governo do Estado