Qui, 09/05/13 - 10h30

Programa Recomeço intensifica combate ao crack

Com 910 leitos para tratamento químico em todo o Estado, governo paulista reforça ações contra a dependência química

O Governo do Estado de São Paulo assumiu o compromisso de combater o crack e tem feito constantes investimentos para tratar a dependência química como doença e o dependente como ser humano. 


Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook


Nesse sentido, São Paulo avança no tratamento à dependência química, com a ampliação do Programa Recomeço. Entre as ações está o resgate de dependentes químicos para serviços de saúde feito pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para álcool e drogas, por meio de convênio firmado com a Prefeitura da capital.


LEIA TAMBÉM
Estado dá oportunidade de uma nova vida para dependentes químicos


Em janeiro deste ano, o governo firmou parceria com o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para plantão especial no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) para atendimento aos dependentes químicos. Em casos extremos, a Justiça pode decidir pela internação compulsória do dependente. 


Para reforçar o serviço, foi inaugurada uma área externa ao Cratod, destinada exclusivamente ao atendimento social a dependentes químicos e familiares. A unidade aprimorou a comunicação entre parentes, dependentes químicos e funcionários do Centro. 


Atualmente, São Paulo conta com 910 leitos para tratamento de dependentes químicos em clínicas próprias ou serviços contratados. Só nos últimos dois anos foram criadas 665 vagas, dentre as quais dez de uso exclusivo para grávidas, na clínica estadual no Hospital Psiquiátrico Lacan, no ABC.


A Missão Belém, também parceira do governo paulista, ajuda na recuperação dos dependentes químicos que vivem nas ruas da capital. Outra importante unidade para tratamento de dependentes químicos é o Instituto Bairral em Itapira.  


Do Portal do Governo do Estado 

Comentários: 0


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar