Estação Ecológica da Juréia-Itatins tem área de proteção ambiental ampliada

O Mosaico Juréia-Itatins, criado por lei sancionada por Geraldo Alckmin, amplia área de 79.240 hectares para 84.425 hectares; A lei ainda cria dois novos parques, o Itinguiçu e o Prelado

seg, 03/06/2013 - 16h02 | Do Portal do Governo

O Mosaico Juréia-Itatins, criado por lei sancionada no dia 8 de abril de 2013 pelo governador Geraldo Alckmin, amplia a área de proteção máxima na estação ecológica que leva o mesmo nome: passando 79.240 hectares para 84.425 hectares.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A lei ainda cria dois novos parques: Itinguiçu e do Prelado, que totalizam quase seis mil hectares. Alckmin salientou que os moradores têm um papel importante. “Os moradores tradicionais da região vão inclusive nos ajudar na conservação e na sustentabilidade.”

A área é um dos últimos locais de São Paulo que abrigam praias arenosas, costões rochosos, manguezais, matas de restinga e florestas de baixada, de encosta e de altitude. Além de ser uma das poucas áreas remanescentes a abrigar uma rica e diversificada fauna, com presença de algumas espécies endêmicas e de espécies migratórias. Estas últimas utilizam as áreas protegidas da Juréia para descansar e se reproduzir.

Passam a incorporar os limites da Estação Ecológica da Juréia-Itatins áreas do Banhado Pequeno e Banhado Grande.

Do Portal do Governo do Estado