Nova etapa do Projeto Tietê beneficiará 3,5 milhões de pessoas

Investimento é de R$ 756 milhões em seis municípios da Região Metropolitana de São Paulo

qua, 19/06/2013 - 14h19 | Do Portal do Governo

“O rio Tietê é o rio de São Paulo, pois percorre todo o Estado e desagua no [rio] Paraná. Isto é respeito ao saneamento básico, recuperação dos rios, dos peixes, da vida, promoção do turismo e principalmente saúde para a população”, disse o governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, 9, em Barueri, durante cerimônia em que autorizou o início da nova etapa do Projeto Tietê. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

As obras de coleta e tratamento de esgoto ocorrem em seis cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Além da capital, Arujá, Barueri, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo e Suzano.

LEIA TAMBÉM
Projeto Tietê está em sua 3ª etapa para a despoluição do rio 

Cerca de 3,5 milhões de pessoas serão beneficiadas. “Estamos lançando um grande investimento aqui na região. São R$ 756 milhões em coleta e tratamento de esgoto”, disse o governador.

Essa nova etapa também faz parte do conjunto de ações para despoluir o Tietê e os demais rios e córregos da Região Metropolitana. Atualmente são 564 intervenções em andamento, em 27 municípios.  Até o final da década o Governo e a Sabesp devem garantir os serviços de água potável, coleta e tratamento de esgoto universalizados na região.

Barueri

O município com mais de 250 mil habitantes, com as obras deve passar de 72% de coleta de esgoto para 87% em menos de dois anos e de 30% de esgoto tratado chegará a 80%.

Ainda durante o evento, a prefeitura de Barueri recebeu o Parque Ecológico do Tamboré, concedido pelos próximos 90 anos. “Estamos transferindo 1,5 milhão de metros quadrados. É maior que o [Parque do] Ibirapuera [na capital], e queremos aqui um parque modelo e reconstituindo a mata ciliar para o Tietê”, disse o governador.

Do Portal do Governo do Estado