Museu da Imigração disponibiliza acervo digital

Entre os materiais disponíveis está a lista dos imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos

qui, 20/06/2013 - 7h33 | Do Portal do Governo

Um baú de preciosidades. Assim pode ser definido o acervo digital do Museu da Imigração, com suas mais de 250 mil imagens digitalizadas que revelam a história da imigração no Estado de São Paulo e no Brasil. Lá estão disponíveis também as listas de bordo dos navios de imigrantes que ancoraram no Porto de Santos entre 1888 e 1973.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Um banco de dados online integra o acervo digital do museu e documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. São mais de 247 mil páginas para consulta e download gratuito. Há documentos como listas com os nomes dos imigrantes embarcados, principalmente em portos europeus, com desembarque previsto no Porto de Santos.

Pesquisadores, estudantes, descendentes de imigrantes e demais interessados podem consultar o acervo no site do Museu da Imigração. A busca pode ser feita por critérios como o nome do navio, um determinado intervalo de anos ou a data precisa do desembarque em Santos. A ferramenta de pesquisa possibilita buscas específicas entre as categorias do acervo.

Do Portal do Governo do Estado