Estação de Tratamento de Esgoto de Ariranha tem 75% das obras concluídas

ETE terá capacidade para tratar 100% dos esgotos sanitários produzidos pela população

qua, 11/12/2013 - 9h35 | Do Portal do Governo

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade de Ariranha, na região de Catanduva, já está com mais de 75% das obras concluídas. A construção começou em outubro de 2012, e a expectativa é entregar a estação em junho de 2014. A obra faz parte do programa Água Limpa do Governo do Estado, que recebeu investimento de R$ 5,1 milhões.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

O complexo terá capacidade para tratar 100% dos esgotos sanitários produzidos pela população de 10,6 mil pessoas (prevista para 2030). A ETE deverá retirar aproximadamente quatro toneladas de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico, que é hoje lançado in natura no córrego Ariranha, revitalizando a Bacia Hidrográfica do rio Turvo.

As obras no km 2,5 da estrada vicinal Ariranha-Pirangi incluem a construção de um complexo com três lagoas de estabilização, 8,9 mil metros de emissários, uma estação elevatória, 730 metros de linha de recalque, 800 metros de emissário de efluente tratado e complexo de lagoas de estabilização. Este sistema dispensa o uso de substâncias químicas e mão de obra especializada.

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, a partir de ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos, preferencialmente por lagoas de estabilização em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

Do Portal do Governo do Estado