Seg, 23/12/13 - 15h02

Sorocaba recebe 51º AME do Estado

Unidade vai reunir 23 especialidades médicas e exames de apoio diagnóstico em um só local

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 23, em Sorocaba, o quinto AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da região e o 51º do Estado.

Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Referência para atendimento em 10 municípios (Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Santo de Pirapora, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim) onde habitam 977,4 mil pessoas, o novo AME vai oferecer 23 especialidades médicas, entre elas acupuntura, alergologia, cirurgia plástica, cardiologia, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia de alto risco.

"O AME vai atender a região. Esse é o segundo maior AME do Estado de São Paulo, só é menor do que o da capital, em Heliópolis. A prefeitura deu o prédio, reformou e adaptou, nós equipamos e vamos investir R$ 11 milhões por ano, só em custeio", afirmou o governador.

O ambulatório também vai realizar exames de apoio diagnóstico, como audiometria/imitanciometria, cistoscopia, colposcopia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultrassonografia e exames oftalmológicos. Ao todo, o ambulatório contará com 18 serviços de apoio diagnóstico, além de pequenas cirurgias (biópsias, procedimentos dermatológicos, punção aspirativa da mama por agulha fina e grossa e outros) e outros serviços não-médicos, como nutrição e psicologia.

A Secretaria investiu R$ 6,9 milhões entre obras e equipamentos. Como toda unidade de saúde, o AME Sorocaba terá um cronograma de implantação gradativa dos serviços, até atingir sua capacidade plena.

Mais saúde

Durante o evento, o governador entregou 11 novas vans para a região de Sorocaba. As unidades, adquiridas pela Secretaria da Saúde, serão doadas paras as prefeituras e devem ser utilizadas para o transporte de pacientes entre unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).Receberam os veículos os municípios de Itararé, Jumirim, Nova Campina, Pilar do Sul, Porto Feliz, Quadra, Riversul, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Tapiraí e Taquarivaí.

"Já estamos entregando licenciada e um ano de revisão, tudo pago já, até o tanque está cheio", destacou Alckmin. As vans são específicas para usuários do SUS não acamados e contam com 16 lugares.

O governo paulista ainda liberou R$ 2,9 milhões a fundo perdido para a implantação do programa Reágua. "Não precisa pagar nada. Nós estamos ajudando as prefeituras para tratar mais rápido o esgoto", salientou o governador.

Região Metropolitana de Sorocaba

Alckmin também assinou o projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Sorocaba. "Criando a Região Metropolitana cria o Conselho Metropolitano, as 26 cidades trabalham juntas e cria o Fundo de Desenvolvimento", disse o governador.

AME Sorocaba (Rua Guaicurus com Rua Gustavo Teixeira, 411, Vila Independência)
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Do Portal do Governo do Estado

Comentários: 0

Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.