Câncer de cabeça e pescoço são mais frequentes em homens fumantes

Etilismo também é ligado ao desenvolvimento desse tipo de câncer

sex, 14/03/2014 - 18h15 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) apresentou um levantamento que mostra que 75% (sete em cada dez) dos casos de câncer de cabeça e pescoço atingem o público masculino, e 83% deles são ou foram fumantes.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Cabeça e pescoço figuram entre as regiões propensas ao desenvolvimento de neoplasias oriundas de consumo de cigarros e produtos fumígenos. Dos pacientes tratados no Instituto do Câncer, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e 40% na faringe ou laringe. Comprovou-se também que as ocorrências são mais frequentes em homens acima de 50 anos.

O etilismo (consumo excessivo de álcool) também está associado ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Quase 60% dos pacientes da Clínica da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp são etilistas.

Entre os sintomas manifestados estão: manchas brancas na boca, dor, lesão ulcerada ou com sangramento e cicatrização demorada, nódulos no pescoço presentes por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir. As pessoas devem manter o hábito de examinar a boca regularmente, já que, se detectadas na fase inicial, as neoplasias apresentam até 80% de chances de cura.

Do Portal do Governo do Estado