Interior tem clima de praia em Pereira Barreto

Abraçada pelo rio Tietê, pequena cidade exibe lindas paisagens e oferece tranquilidade

qua, 19/03/2014 - 20h43 | Do Portal do Governo

O município de Pereira Barreto no ano 2000 se tornou uma das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo. Distante 650 km da capital, a cidade tem entre suas características marcantes uma fauna e flora diversificadas, águas cristalinas do rio Tietê e diferentes opções de lazer. Pereira Barreto possui cerca de 25 mil habitantes e é vizinha de Santa Fé do Sul, Ilha Solteira, Sud Menucci, Suzanópolis e Itapura.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

A cidade surgiu em 1928 com o nome Novo Oriente e dez anos depois foi batizada com seu atual nome em homenagem ao médico e político Luis Pereira Barreto. Os primeiros habitantes foram japoneses que trabalhavam em lavouras de café e cana de açúcar.

photonews 

A maioria dos pontos turísticos homenageia estes imigrantes, como o Obelisco de Pedra, um monumento de 13 metros de altura que retrata a contribuição da colônia por meio do esporte e da cultura (lutadores de Kendô e tocadores de Taikô), incluindo algumas festas típicas japonesas.

A praia Pôr-do-sol é o maior atrativo turístico da cidade. Localizada no reservatório da Usina Três Irmãos, no rio Tietê, possui duas praias artificiais com 700 metros de comprimento por 40 metros de largura. Destaca-se pelas águas limpas próprias para o banho, pela prática de esportes náuticos e pesca.

São muitos os atrativos desta pequena cidade de 979 km². O Canal de Pereira Barreto, projetado para ligar o reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos ao de Ilha Solteira, unindo o rio Tietê ao rio São José dos Dourados, é o segundo maior canal artificial do mundo interligando duas bacias hidrográficas (a do rio Tietê e a do rio Paraná) através do Rio São José dos Dourados. É o primeiro canal da América do Sul com características hidroviárias, numa extensão de 9.600 metros, sendo uma via navegável até a cidade de Simão (MG).

A Praça da Bandeira de Pereira Barreto foi construída na década de 1940 e totalmente reformulada. Os eventos abertos à população são sempre realizados no local, que mantém a tradição de receber várias famílias nas noites de fins de semana. Goju-Notô, uma torre de cinco andares inaugurada em 1958 fica localizada na Praça e representa um templo de madeira onde os chefes samurais guardavam suas joias e livros sagrados.

Curiosidade

Em 1990 Pereira Barreto foi inundada pelas águas da represa da UHE Três Irmãos. A Ponte Novo Oriente encontra-se a 14 metros abaixo do nível do rio Tietê, e assim como a estação ferroviária Lussanvira, lavouras inteiras também desapareceram. Surgia assim uma cidade submersa. Foi preciso muito trabalho duro para recriá-la, até que em 13 de abril de 2000, a cidade foi elevada à categoria de Estância Turística pelo Governo do Estado, devido aos recursos naturais, condições de lazer, recreação e uma boa infraestrutura e serviços destinados à atividade turística.

A velha ponte Novo Oriente tornou-se o símbolo eterno da cidade de Pereira Barreto. Hoje em dia só é possível ver a ponte submersa por mergulho assistido e com equipamentos. Uma nova Ponte Novo Oriente foi construída sobre o rio Tietê, com 2.160 metros de comprimento, toda em concreto, com dois vãos centrais que permitem a navegação no rio Tietê.

Do Portal do Governo do Estado