Alckmin fala sobre Programa de Segurança nas Escolas

Modelo inovador terá 1.550 policiais militares patrulhando as portas e os arredores das escolas todos os dias

qua, 25/06/2014 - 11h36 | Do Portal do Governo

No programa “Conversa com Governador” desta semana, o governador Geraldo Alckmin falou sobre o novo programa de Segurança nas Escolas do Estado. A partir da segunda quinzena de julho, 775 escolas da rede estadual na capital, Grande São Paulo, região de Campinas e Baixada Santista passam a contar com 1.550 policiais militares patrulhando as portas e os arredores das unidades todos os dias, de segunda a sexta-feira.

“A inovação é o modelo pelo qual nós empregamos esses policiais militares no patrulhamento das escolas. Os PMs vão atuar voluntariamente, nas suas folgas, e vão receber uma remuneração extra pelo trabalho”, explicou Alckmin.

No inicio, 226 escolas na capital, 437 escolas na Grande São Paulo, 58 na região de Campinas e mais 54 na Baixada Santista farão parte do programa. Os 1.550 policiais militares vão trabalhar em duplas, fazendo patrulhamento em turnos de oito horas.

Na Diária Especial, o profissional pode trabalhar no máximo até 80 horas mensais, fardado, armado e sob o comando da PM. Um soldado que em média ganha R$ 3 mil pode ganhar mais R$ 1.600 por mês. O policial irá trabalhar no horário de folga, período antes utilizado para fazer os chamados “bicos”.

O programa anunciado na terça-feira, 24, é um reforço; todas as ações preventivas que já são aplicadas nas 5 mil escolas do Estado vão continuar, a exemplo da Ronda Escolar, que hoje tem 3716 PMs; o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o Sistema de Proteção Escolar.

“É mais polícia na rua, mais tranquilidade e segurança para pais, alunos, professores e toda a comunidade. É melhoria da qualidade de vida dos profissionais da educação e mais uma iniciativa de valorização do trabalho dos policiais militares”, finalizou o governador.

Do Portal do Governo do Estado