São Paulo ganha Centro de Integração para imigrantes na Barra Funda

Objetivo é reunir serviços de diversas áreas que garantam desenvolvimento, segurança e integração do imigrante na sociedade brasileira

seg, 15/12/2014 - 13h28 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de acolher e facilitar o acesso a direitos fundamentais a estrangeiros que chegam a São Paulo, foi inaugurado nesta segunda-feira, 15, o Centro de Integração da Cidadania do Imigrante (CIC do Imigrante), localizado na Barra Funda, na capital. Projeto pioneiro do Governo do Estado, o CIC do Imigrante atende à crescente demanda detectada pelos comitês de enfrentamento ao tráfico de pessoas, combate ao trabalho escravo e atenção a refugiados, coordenados pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

“Queremos a integração dos imigrantes, a partir de qualificação profissional, encaminhamento para postos de trabalho, documentação, orientação, recebê-los bem junto com o Governo Federal e ao aparo da lei com direitos e deveres”, afirmou o governador Geraldo Alckmin durante inauguração do CIC. A ideia é reunir, em um só lugar, serviços de diversas áreas que possam garantir desenvolvimento, segurança e integração do imigrante na sociedade brasileira. 

Quem passar pelo CIC contará com serviços da Defensoria Pública Estadual e Federal, do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Procon, além da emissão de segundas vias de certidões. Serviços de regularização migratória e do Poupatempo estarão disponíveis no primeiro semestre de 2015, por meio de parcerias com a Polícia Federal e com a Secretaria de Gestão Pública. 

Do Portal do Governo do Estado