Quase 3 mil policiais reforçam segurança do litoral

Em medida inédita, operação Verão se estenderá até o carnaval

sáb, 20/12/2014 - 17h31 | Do Portal do Governo

Lançada neste sábado, 20, a Operação Verão 2014/2015 contará com 2.940 policiais para reforçar a segurança em todo o litoral paulista. Pela primeira vez, a ação se estenderá até o término do carnaval, em 18 de fevereiro de 2015.

Em todo o litoral paulista,5 municípios serão contemplados: Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Guarujá, Iguape, Ilha Bela, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.
“Viaturas, lanchas, navios, barcos, guarda salva-vidas e agora as torres de observação da polícia military [estarão envolvidas na operação]”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Serão deslocados 2.542 policiais militares, a partir do dia 26 deste mês. A operação contará com 64 viaturas a mais no litoral norte e 133 na Baixada Santista. Além dessas, a Polícia Militar deslocará três viaturas especiais, com plataformas móveis para observação.

O Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) receberá mais 147 patrulheiros, para garantir a segurança nas estradas que levam até o litoral.

Polícia Civil e Técnico-Científica
A Polícia Civil levará 398 policiais para a Operação Verão, entre delegados, escrivães, investigadores, agentes policiais e policiais de outras carreiras.
Agentes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) serão empregados, em conjunto com o Grupo de Operações Especiais (GOE) de Santos, para reforçar o efetivo.

Os plantões do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) serão reforçados por técnicos e legistas que já atuam na região do litoral, sendo que 100% dos funcionários, inclusive os oficiais administrativos, estarão prontos para atuar.

A Polícia Técnico-Científica suspenderá férias, licenças e afastamentos das cidades de Santos, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém e Registro, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, durante a ação.

Operação Praia Segura
Além da Operação Verão, o Corpo de Bombeiros realiza a “Praia Segura”. A ação começou no dia 13 de dezembro e se estenderá até 23 de abril. Para prevenir acidentes e afogamentos no mar, já estão de prontidão 1.594 guarda-vidas e 49 bombeiros especializados nesse tipo de salvamento.

Dos guarda-vidas, 534 atuam em pontos fixos e 800 foram contratados temporariamente pelo Governo do Estado. Outros 200 foram selecionados pelas prefeituras da região e 60 são fruto de parceria com a Petrobrás.

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) contará com 22 unidades para resgate aquático, 40 botes infláveis, 30 motos aquáticas, 21 quadriciclos, cinco lanchas e um navio para salvamento e combate a incêndio.

Do Portal do Governo do Estado