Adesão à economia de água aumenta no primeiro mês das novas faixas de bônus

Balanço mostra que em dezembro o percentual de adesão à economia de água subiu para 79% ante os 78% registrados em novembro

qua, 14/01/2015 - 15h30 | Do Portal do Governo

Mais uma vez a população da Região Metropolitana de São Paulo reduziu o consumo de água. O balanço mostra que em dezembro o percentual de adesão à economia de água subiu para 79% ante os 78% registrados em novembro, o que resultou em uma economia de 4.800 litros/segundo, volume suficiente para abastecer cerca de 1,4 milhões de pessoas. Em novembro essa economia foi de 4.100 litros por segundo.

Se por um lado se manteve estável o percentual de moradores que conseguiram o bônus de 30% na conta de água ( 53% em dezembro e novembro), a nova faixa de bônus anunciada no ano passado permitiu que parte da população que já economiza, porém não atingia o bônus, conseguisse obter o desconta na conta em dezembro. No último mês do ano, 7% reduziram o consumo entre 10% e 15% e pagaram 10% a menos; 6% economizaram entre 15% e 20% e, portanto, obtiveram bônus de 20% na conta de água.

Dezembro também registrou queda no índice de clientes que subiram o consumo. No mês passado, 22% elevaram seus gastos de água; em novembro 24%. Já a fatia daqueles que reduziram o consumo, mas não conseguiram atingir o bônus, ficou em 12% em dezembro contra 23% em novembro. Tal movimentação reflete a aplicação da nova faixa de bônus que beneficiou essa população que não conseguia desconto, mesmo economizando água.

Bônus

Desde o dia 1º de novembro, estão valendo as duas novas faixas no bônus. O imóvel que tiver redução igual ou maior a 10% e menor do que 15% no consumo terá bônus de 10%; quem baixar o gasto de água de 15% a menos de 20% terá uma redução na conta de 20%. O cálculo é feito em relação à média de consumo dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. Continua valendo o desconto de 30% para o consumidor que fizer economia de 20% ou mais.

O benefício vale para as cidades atendidas pela Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo: São Pa ulo, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairros da divisa), Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista; Região Bragantina: Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem; e Região de Campinas: Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Paulínia, Hortolândia e Morungaba.

Do Portal do Governo do Estado