Prevista para maio, obra de captação do Rio Guaió beneficiará 300 mil pessoas

Construção contribuirá para aumentar quantidade de água que entra no Sistema Alto Tietê no período de poucas chuvas

qua, 15/04/2015 - 20h28 | Do Portal do Governo

As obras de captação no Rio Guaió, que trarão benefícios a aproximadamente 300 mil habitantes das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes e parte de Guarulhos, além de parte da população da zona leste da capital, tem previsão de entrega para o próximo mês de maio.

A obra contribuirá para aumentar a quantidade de água que entra no Sistema Alto Tietê no período de poucas chuvas. O sistema é composto por cinco represas: Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba-Mirim, Jundiaí e Taiaçupeba, que são alimentadas pela chuva direta e pela água dos rios. Com a entrada de mais um rio para alimentar as represas (o Guaió), o nível de todo sistema será ampliado.

LEIA TAMBÉM
Novo sistema amplia abastecimento de água para Franco da Rocha
Guarapiranga se torna principal sistema produtor de água de São Paulo
SP realiza obras para garantir abastecimento de água no curto prazo

A construção da estação elevatória que bombeará a água captada do rio para o Sistema Produtor Alto Tietê já foi iniciada. “São nove quilômetros de tubulação entre o rio Guaió, em Suzano, até a represa de Taiaçupeba e duas estações reservatórias. Nós teremos um reservatório e uma estação elevatória importante para bombear a água de Taiaçupeba. Antes do inverno até o final de maio, um metro cúbico por segundo, isso equivale a uma cidade de 300 mil habitantes com abastecimento de água,” explicou o governador Geraldo Alckmin, que visitou as obras nesta quarta-feira, 15.

A obra, orçada em R$ 28,9 milhões, foi iniciada em fevereiro deste ano com mão de obra própria da Sabesp. “Com a própria Sabesp fazendo a obra ganhamos bastante tempo, porque não teve licitação. A empresa está executando a obra com seus recursos próprios e está dentro do cronograma”, acrescentou o governador.

O rio Guaió, que nasce na cidade de Mauá, próximo à nascente do Rio Tamanduateí, na região do Parque Ecológico Santa Luzia, tem extensão aproximada de 20 km e passa, à margem esquerda, pelos municípios de Mauá, Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá, e, à margem direita, pelos municípios de Ribeirão Pires e de Suzano. É contribuinte do rio Tietê, na divisa de Poá com Suzano.

Do Portal do Governo do Estado