Visitas ao Palácio dos Bandeirantes mais que dobram em agosto

Grupos de estudantes e turistas vieram à sede do governo para conhecer acervo

qua, 26/08/2015 - 11h46 | Do Portal do Governo

O número de visitantes no Palácio dos Bandeirantes mais que dobrou no mês de agosto em relação a julho. Com o fim das férias escolares e retorno das aulas, o agendamento de turmas de estudantes de diversas idades foi retomado, enchendo novamente os corredores e jardins da sede do governo paulista.

Até 25 de agosto, mais de 600 pessoas visitaram o acervo do Palácio, ante 270 em julho – aumento de mais de 120%. Já há 20 grupos de alunos agendados até o fim deste mês, o que deve aumentar o total de visitas.

Para quem não sabe, o Palácio dos Bandeirantes, no bairro Morumbi, Zona Sul da capital, é um grande museu com uma importante coleção de arte – cerca de 1.500 obras – que ajuda a contar a história de São Paulo (veja o vídeo ao lado).

Quadros de Candido Portinari, Alfredo Volpi, Henrique Bernardelli e Giovanni Oppido dividem espaço com reproduções de obras de Jean-Baptiste Debret retratando as cidades paulistas, seus moradores e paisagens no século 19.

Peças centenárias de arte sacra e mobiliário de várias épocas estão distribuídas pelos pavimentos do Palácio, erguido na década de 1950 para abrigar a Universidade “Fundação Conde Francisco Matarazzo” – o local só virou sede do governo de São Paulo em abril de 1964.

Além disso, um imenso jardim com 2 mil árvores de diversas espécies – entre elas o pau-brasil, árvore símbolo do país, e o ipê-amarelo, originária da Mata Atlântica – dão sombra a esculturas de Bruno Giorgi, Felícia Leirner e Maria Bonomi.

Quero visitar. Como faço?
Todo cidadão interessado em conhecer mais sobre a cultura paulista pode visitar o Museu, que fica aberto ao público de terça a domingo. Não paga nada para entrar, basta apresentar o RG ou passaporte, no caso de estrangeiros.

Grupos com mais de dez pessoas e escolas também são bem-vindos. Nesses casos, é preciso agendar com antecedência aqui. 

SERVIÇO 
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500, Morumbi, São Paulo
Horário de visita: de terça a domingo, das 10h às 17h (de hora em hora)
Informações: (11) 2193-8282/8623 e monitoria@sp.gov.br
Entrada gratuita

Do Portal do Governo do Estado