Exposição reúne obras do Acervo dos Palácios e do Museu de Arte Sacra

Inédita, mostra coloca 84 obras de arte religiosas lado a lado

sex, 28/08/2015 - 16h11 | Do Portal do Governo

A exposição “Rememoração: arte religiosa como documento histórico” acontece a partir de 2 de setembro no Museu de Arte Sacra. Juntas pela primeira vez, serão apresentadas 84 obras do próprio museu e do Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo. A exposição, composta por três núcleos, permite uma imersão entre os séculos, guiada por obras-primas de Aleijadinho, Tarsila do Amaral, Djanira da Motta e Silva, Mestre Valentim, Manoel da Costa Ataíde e Frei Agostinho de Jesus, entre outros.

Expostas lado a lado nos ambientes históricos do Mosteiro da Luz, estas coleções têm muitos aspectos em comum do ponto de vista dos critérios de aquisição, características tipológicas, estilísticas, de procedência e de origem.

Entre as obras expostas, destacam-se anjos, tocheiros e imagens, entre elas “São José de Botas”, de Aleijadinho, do Barroco mineiro, do Acervo dos Palácios, exposta ao lado de “Nossa Senhora das Dores”, do mesmo autor, da coleção do Museu de Arte Sacra.

A exposição faz um recorte para possibilitar ao visitante o conhecimento e maior compreensão do conjunto adquirido, de 1969 a 1970, por um grupo de especialistas coordenado por Luís Arrobas Martins, o então secretário de Estado da Fazenda.

SERVIÇO
Exposição “Rememoração: arte religiosa como documento histórico”
De 2 de setembro a janeiro de 2016
Museu de Arte Sacra de São Paulo (Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo)
Telefone: (11) 3326-3336 (agendamento de visitas monitoradas)
De quarta a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6 (estudantes pagam meia entrada) | grátis aos sábados
Isentos: Pessoas acima de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes

Do Portal do Governo do Estado