Governo assina autorização para obra de interligação Jaguari-Atibainha

Novo sistema permitirá a transferência de água entre a bacia do rio Paraíba do Sul e o Cantareira nos dois sentidos gerando maior segurança hídrica

sex, 02/10/2015 - 17h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira (2) uma autorização para que a Sabesp inicie a obra de interligação entre as represas Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul) e Atibainha (Sistema Cantareira).

O empreendimento permitirá a transferência de vazão média de 5,13 m³/s (máxima de 8,5m³/s) da Jaguari para a Atibainha, garantindo maior segurança hídrica para a Grande São Paulo e Vale do Paraíba.

“Nós assinamos hoje o contrato de uma obra histórica que é a ligação da bacia do Paraíba do Sul com a bacia do Cantareira. Uma obra necessária que aumenta a segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo e de Campinas,” afirmou o governador.

O contrato terá início com o detalhamento do projeto executivo e a obtenção das Licenças de Instalação. Cumprida esta etapa, as obras deverão ser iniciadas, com prazo de execução de 14 meses. Serão mais de 9,5 milhões de pessoas beneficiadas na Grande São Paulo e cerca de 5,3 mil empregos diretos e indiretos gerados.

O transporte da água captada entre as represas será feito por dois trechos distintos, com uma adutora de 13,4 km de extensão e um túnel de cerca de 6,1 km. Entre os dois trechos haverá uma estrutura de transição (Tubo-Túnel). O sistema será composto, ainda, por estação elevatória e subestação elétrica.

A transferência estará pronta para funcionar em 18 meses, no sentido da Jaguari para a Atibainha, reforçando o Sistema Cantareira. O bombeamento no sentido inverso, da Atibainha para a Jaguari, atendendo ao Vale do Paraíba, deverá estar em funcionamento com a conclusão total da obra em três anos após o início contratual.

Obras
A intervenção está prevista no Plano da Macrometrópole, que lista as ações necessárias para garantir o suprimento hídrico nas próximas décadas para a Grande São Paulo, Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e região de Sorocaba.

Além deste grande empreendimento, o Governo do Estado e a Sabesp entregaram obras importantes para aumentar a oferta de água como a inauguração da ligação do Sistema Rio Grande com o Alto Tietê, transferindo 4 mil litros por segundo. O Sistema Guarapiranga teve sua capacidade de produção aumentada em 1 mil litros por segundo (ETA ABV) e o Sistema Rio Grande passou a produzir mais 500 litros por segundo.

Também foram entregues a ampliação da transferência de água do córrego Guaratuba e a ligação do Guaió para o Sistema Alto Tietê. E está em andamento a maior obra de saneamento do país, a construção do Sistema Produtor São Lourenço, que vai ampliar em 6,4 mil litros por segundo a produção de água na região.

Do Portal do Governo do Estado