Índice nacional aponta SP como estado com melhor condição de ensino no País

Pesquisa reúne dados sobre formação dos professores, atuação de diretores, jornada e atendimento infantil

qua, 07/10/2015 - 17h28 | Do Portal do Governo

São Paulo é o Estado brasileiro que oferece as melhores condições de ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. O resultado faz parte de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Centro de Liderança Pública.

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) avalia a situação de municípios e estados do ciclo infantil ao ensino médio, das redes públicas e privadas. A média paulista é de 5,1.

O estudo leva em consideração os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e critérios como escolaridade dos professores, experiência dos diretores, taxa de atendimento de crianças entre 0 e 6 anos e a jornada de aulas por dia. De acordo com a pesquisa, São Paulo está à frente de Minas Gerais e Santa Catarina, que obtiveram nota 5.

O índice foi desenvolvido com apoio de pesquisadores do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Lemann e deve servir de referência para mapear modelos e propor novas políticas públicas.

Entre os 25 municípios mais bem colocados, 10 são paulistas: Novo Horizonte, Paranapuã, Monte Castelo, Birigui, Fartura, Atibaia, Cajobi, Junqueirópolis, Jundiaí e Tupi Paulista.

Do Portal do Governo do Estado