Programa Melhor Caminho readequa estradas rurais do interior

Desta vez, 23 cidades serão atendidas, investimento para as obras chega a R$ 27,66 milhões

sex, 23/10/2015 - 13h59 | Do Portal do Governo

A fim de atender as necessidades de mais produtores rurais do estado de São Paulo, o programa Melhor Caminho/Pontos Críticos deu início a uma nova etapa: a readequação de estradas rurais de 23 cidades, das 43 contempladas. 

Ao todo, 187,94 quilômetros estão sendo recuperados por meio da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp). O investimento para as obras é de R$ 27,66 milhões.

Os municípios que já iniciaram os trabalhos são: Américo de Campos, Barrinha, Boituva, Caconde, Franca, Holambra, Ibirarema, Ipaussu, Jaci, Lutécia, Monte Castelo, Nova Aliança, Palmital, Paraibuna, Paranapanema, Pederneiras, Pongaí, Pontes Gestal, São Miguel Arcanjo, Torre de Pedra, Trabiju, Urupês e Valparaíso.

“O Melhor Caminho faz com que a água fique na lavoura, ela não escorre para a baixada, para o rio, deixando de alimentar as nascentes e causando erosões nas propriedades rurais”, afirmou o secretário da Agricultura Arnaldo Jardim. Garantimos que a água realize seu ciclo natural”.

O objetivo do Programa é ganhar tempo, poupar recursos e garantir a trafegabilidade com menos tempo de operação das máquinas. Nesta etapa do Melhor Caminho/Pontos Críticos, cumpre novas exigências, considerando não apenas a estrada, mas também a conservação de solo e água. 

Para isso, a Codasp realiza um estudo do solo antes de começar a reabilitação, levando em conta qual o índice pluviométrico da região.

Do Portal do Governo do Estado